Estabelecer e implementar processos é a forma mais eficiente de garantir um padrão de qualidade de seus serviços, otimizando recursos e trazendo clareza e impulso para melhorias contínuas.
Nesse sentido, para exemplificar, vamos lembrar que um dos fatores críticos no processo de uma clínica odontologia é a repetição de clínica.
Logo, a partir do momento que seu paciente retorna ao consultório para refazer ou corrigir um procedimento já executado, como um provisório que soltou você terá mais gastos que o padrão.
Portanto, com um processo definido e usar produtos de qualidade e ter uma equipe especializada, é o primeiro passo para que sua empresa seja mais eficiente e lucrativa.
Uma clínica ou consultório odontológico com alto nível de excelência tem seus processos definidos. Todo mundo na clínica conhece esses processos e entende seu papel dentro da execução de cada um deles.
Desse modo, vamos falar um pouco sobre os principais processos:
É um dos processos chaves para a lucratividade do seu consultórios, pois sem paciente não existe negócio.
Ou seja, uma boa captação é feita observando pontos principais do marketing.
Diante disso, é preciso ter clareza sobre qual será a sua comunicação, para quem e, por que comunicar. Se irá investir nessa comunicação e o quanto investir.
Logo, para ter uma captação eficiente é preciso ter clareza dos seus objetivos, quais são as ações para atingir esses objetivos e os indicadores que lhe mostraram se você está no caminho certo.
Uma vez feita a captação, é necessário converter seu paciente.
E é uma tarefa bem desafiadora pela competividade do mercado em que atuamos.
Logo, para garantir a conversão com efetividade é preciso de que? Ter um processo definido no atendimento.
Portanto, recomendamos sempre que você tenha um script telefônico e um treinamento / alinhamento de todas as pessoas que tem contato com seu paciente, visando oferecer a todos o mesmo atendimento de qualidade, focado na melhor experiência para cada paciente.
Pontos para serem observados no processo: o marketing sensorial, uma recepção diferenciada, um cardápio inovador, atendimento pontual, materiais extras com qualidade desde produção até material utilizado, capacidade de negociação e condições de pagamento facilitadas para o tipo de perfil do seu paciente.
Com um processo definido, você garante um padrão de qualidade e os riscos de erros ão menores. Transmite maior segurança e confiança para seu paciente estabelecer uma relação duradoura com você.
Ainda existe muita resistência ou tabu quando falamos sobre venda no consultório. Como o propósito da profissão é promover saúde e bem-estar as pessoas, a venda é associada a comercialização ou algo não tão “nobre”.
Porém, o objetivo maior do processo de venda é mostrar ao seu paciente que você tem a melhor solução para algo que ele precisa, o valor que seu consultório tem para sua saúde e bem-estar.
É importante ter isso em mente ao estabelecer esse processo. Aqui, também recomendamos um script bem definido, já com uma precificação bem feita, tempo de cada tratamento estabelecido e as respostas as dúvidas e objeções mais comuns já preparadas.
Tudo isso lhe dará mais segurança e agilidade durante a conversa com o seu paciente.
Outro ponto importante do processo de venda é sempre observar e analisar as situações em que o paciente optou por não realizar o tratamento, coletando o feedback sobre essa decisão e usando isso para melhorar seu processo.
Após captar, atender e vender, vem a fidelização.
Costumamos dizer que fidelizar é trazer diferenciais que seu concorrente não oferece e demonstrar isso. Ou seja, além de prestar um bom atendimento em saúde gerar uma experiência ótima para o cliente fazendo com que ele não tenha motivos para procurar seu concorrente
Além disso, clientes fidelizados valem muito mais que só seu atendimento. Eles são agentes importantes na captação de novos clientes, pois vão falar bem de sua marca e te indicar para outras pessoas.
Mas, não pense que ter um processo de fidelização é lembrar de datas importantes… Fuja do habitual, seja diferente, ofereça uma experiência diferente.
Crie o seu programa de fidelização.
Ter processos definidos e claros ajuda muito na comunicação e alinhamento de todos que trabalham no consultório, traz clareza sobre o que precisa ser feito e aponta com facilidade o que pode ser melhorado, estabelece um padrão de qualidade, aumentando a percepção de valor do seu serviço e traz mais confiança e fidelização para os seus pacientes.
Aproveite esse momento para refletir sobre os seus processos e o quais ações simples você pode implementar a partir de hoje. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, fale conosco.
Contudo, ressaltamos que é de extrema importância ter definido principalmente esses 4 processos dentro da sua clínica pois são a base para ter uma gestão financeira eficiente.
Se ao decorrer da leitura do texto você identificou que na sua clínica não funciona assim, não tem processos claros e definidos, e ainda não sabe como solucionar isso não hesite em corrigir em buscar auxilio com quem realmente entende e pode te ajudar.
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