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Três estratégias de mídia social para dar vantagem à sua prática odontológica

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Antes da pandemia, parecia que todos estavam nas mídias sociais. Agora, essa percepção está muito próxima da realidade.

Embora este canal de marketing seja mais importante do que nunca para a sua prática odontológica, também é cada vez mais complexa.

Aqui estão algumas das melhores estratégias para o sucesso no ambiente de mídia social de hoje.

1. Participação do público

Com oportunidades limitadas de interação no mundo real, as pessoas estão buscando mais interatividade online.

Eles não querem percorrer o feed de notícias passivamente; eles querem participar. Faça de seus seguidores mais do que seguidores, faça deles parte da sua história.

Seja visual

Imagine que você está percorrendo sua rede social favorita quando se depara com um bloco sólido de texto, com esses três pequenos pontos indicando que há ainda mais. Você vai ler?

Provavelmente não.

A maioria das pessoas nem lê o suficiente para descobrir do que se trata o post. No entanto, você não pode deixar de notar memes, emoticons, infográficos e fotos.

Esses visuais contam uma história própria, e eles a dizem de uma maneira que o cérebro compreende quase que instantaneamente. Na verdade, são necessários apenas 13 milissegundos para o cérebro humano processar uma imagem.

Vídeo curto

O vídeo tem sido o rei das mídias sociais há muito tempo, e essa tendência continua a crescer.

Além disso, à medida que as pessoas se tornam cada vez mais impacientes, vídeos curtos estão surgindo como o líder do pacote.

As estatísticas mostram que 68% das pessoas assistirão a um vídeo de uma empresa, desde que tenha menos de um minuto de duração e que 84% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo. 

2. Bits de tamanho de mordida

O usuário médio passa mais de duas horas por dia nas mídias sociais. No entanto, raramente é em uma sessão. O feed de notícias é uma resposta fácil ao tédio, o que significa que a rolagem geralmente acontece durante os intervalos enquanto espera por algo e outros momentos estranhos. Os usuários raramente investem em consumir conteúdo longo. Eles querem que suas mídias sociais sejam rápidas, simples e fáceis de consumir.

Inicie uma conversa

Muitas postagens são independentes e não precisam de comentários para concluí-las. Tente misturar o formato e as respostas convidativas, como perguntas, enquetes, questionários e declarações abertas. Você pode torná-lo divertido postando uma foto e pedindo aos seus seguidores que sugiram legendas. Você pode torná-lo educacional convidando os seguidores a fazer suas perguntas de saúde bucal. As possibilidades são infinitas.

Conteúdo gerado pelo usuário

Há alguns anos, grandes influenciadores de mídia social eram a tendência mais quente no marketing. No entanto, à medida que as pessoas começaram a perder a fé neles, essa tendência evoluiu para micro e nano influenciadores em públicos menores, mais autenticidade e melhor engajamento.

3. Adapte e diversifique

Se a sua clínica odontológica está por trás da concorrência, pode ser uma luta para se estabelecer em um mercado já saturado. No entanto, a boa notícia é que as mídias sociais estão longe de estar estáticas. Está em constante evolução, oferecendo novas oportunidades para ficar à frente do jogo.

Redes em ascensão – Se a sua clínica odontológica está procurando expandir seus horizontes sociais, há alguns bons candidato

A rede para ficar de olho é o TikTok.

Como uma das mais novas redes sociais com mais de dois terços dos usuários com menos de 40 anos.

Geralmente não tem sido considerada uma concorrente séria no mundo do marketing de mídia social. No entanto, também é a rede que mais cresce, e o número de usuários adultos está aumentando rapidamente.

Pode se tornar o próximo peso pesado se provar ter o mesmo poder de permanência que as redes mais estabelecidas.

Seja um adaptador inicial – Em um esforço para manter os usuários engajados e interessados, as redes de mídia social adicionam regularmente novos recursos. Por exemplo, o Facebook Live rapidamente se tornou um dos recursos mais populares da rede, ganhando seis vezes mais engajamento do que o vídeo pré-gravado.

Esteja sempre à procura de recursos novos e interessantes em suas redes favoritas e esteja entre as primeiras empresas a experimentá-los. Os usuários, sempre ansiosos para ver o que há de mais recente e melhor em ação, notarão.

Analise e revise

Não há dúvida de que algumas das melhores postagens e estratégias de mídia social nascem da criatividade. No entanto, nunca subestime a importância da ciência em sua receita para o sucesso.

Cada público é diferente, e você precisa de métricas quantificáveis – números frios e concretos – para determinar o que é mais eficaz para você.

Felizmente, informações analíticas estão prontamente disponíveis. Seu gerente de mídia social deve fornecer relatórios regulares, e você pode encontrar a maioria dos detalhes em seu painel em cada respectiva rede.

Antes de revisar sua estratégia social, revise seus números para ter uma linha de base clara. Preste muita atenção ao que muda para que você saiba quais táticas funcionam melhor para você.

Quais métricas você rastreia depende dos seus objetivos de mídia social. Por exemplo, se você quiser aumentar seu público, seguidores, visualizações de vídeo, compartilhamentos e impressões podem ser suas principais prioridades.

Se você vai aumentar o engajamento, então você pode querer rastrear cliques, visualizações de vídeo, comentários, reações, compartilhamentos e mensagens diretas.

Conclusão

As mídias sociais não são mais um complemento da presença digital da sua clínica odontológica. Seus pacientes e futuros pacientes esperam encontrar sua prática nas mídias sociais.

Eles também esperam que a qualidade das postagens represente a qualidade do seu trabalho. É hora de parar de tratar o social como um inconveniente e tratá-lo como uma oportunidade indispensável de construção de reputação.

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Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

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