Um dos maiores desafios dos dentistas é fazer uma precificação de consultas, pois isso não é ensinado na faculdade. Durante a faculdade, os estudantes aprendem sobre saúde, anatomia, tratamentos e medicamentos. Mas, nada sobre administração. E, para fazer uma precificação, precisamos levar em conta vários fatores, como despesas do consultório, margem de lucro e valores dos concorrentes.
Primeiro, para auxiliá-lo nessa jornada da precificação, e você consiga compreender o básico, iremos falar sobre os 3 princípios deste processo. Mas, para um atendimento especializado, com gestão financeira e precificação de forma saudável e rentável, entre em contato conosco.
O primeiro princípio que devemos considerar para a precificação é em relação aos custos. Os custos básicos precisam ser pagos, e eles se dividem em três categorias:
Fixos: são valores mensais fixos. Por exemplo, aluguel e salários da equipe.
Semifixos: são custos que, apesar de serem cobrados mensalmente, podem oscilar com o uso ou até mesmo a demanda. Por exemplo, água, energia, telefone e impostos. Porém, muitas vezes, estes gastos podem ser inseridos na categoria de fixos para facilitar o cálculo.
Variáveis: os custos variáveis surgem conforme a demanda ou a urgência. Por exemplo, compra de materiais, manutenções, consertos de equipamentos, etc.
Ou seja, podemos considerar como custos tudo aquilo que é gasto para que seja possível entregar e disponibilizar o serviço para os pacientes, de forma excelente.
Precisamos contabilizar esses custos para que eles sejam embutidos, como um valor médio, nos valores das consultas.
Outra questão que deve ser considerada, para chegarmos a uma precificação competitiva e adequada e o seu custo hora como profissional. Para que possamos pensar no seu custo hora como profissional devemos nos atentar ao que o mercado nos fala sobre sua atuação.
O dentista tem atuações diferentes quando clínico. Por isso, esse valor por hora também é diferente em alguns momentos. Vamos imaginar, um dentista especialista em endodontia: ele faz uma primeira consulta no seu próprio consultório, atuando como clínico geral, e pede exames ao paciente para pode fazer um retratamento.
Quando o paciente volta com os exames, o dentista analisa e fecha o diagnóstico. A partir daí, ele inicia o tratamento como especialista. Dessa forma, sua atuação foi no início de clínico geral e no final dessa trajetória, como especialista. Com isso, o seu preço como dentista no início é mais baixo do que no final, como especialista.
Saber disso é importante para que você saiba que uma consulta que leva em média 60 minutos não deve ser cobrada da mesma forma que um procedimento que leva 90 minutos.
Sabendo que o seu tempo é relevante para a precificação, estabeleça médias de tempo para os procedimentos.
A definição da margem de lucro é essencial para a precificação. Esse é o valor de diferença entre os seus custos e o total recebido. E, essa margem de lucro deve considerar vários aspectos. Como, por exemplo, o valor agregado do serviço.
O valor agregado do seu serviço depende da experiência que proporciona ao paciente, especialização do profissional, equipamentos utilizados (se são mais modernos ou não), dentre diversas outras questões. É necessária uma análise minuciosa para definirmos a margem de lucro.
Muitas vezes, isso pode ser feito a partir do markup, que é um termo que se refere a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do seu serviço. Para a contabilidade, esse é um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para que se forme o preço final.
Esses foram apenas três princípios básicos da precificação. Porém, para definir o valor das suas consultas de forma mais precisa e levando em consideração todos os aspectos necessários, indicamos a contratação de uma consultoria.
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Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria