A odontologia evoluiu ao longo do seu nascimento desde seu empirismo na idade antiga até seu desenvolvimento avançado em tecnologia ciência dos dias atuais. Hoje sabemos a importância que se tem termos um ambiente livre de contaminação, seguro para os profissionais e para os pacientes. Assim, o consultório deve seguir algumas regras que foram estruturadas pela ANVISA. E, tais regras servem para o Dentista poder ter um ambiente de trabalho seguro, com segurança e com organização.
Primeiro, você deve procurar um profissional da área qualificado, pois este profissional deve seguir as orientações constantes na RDC/Anvisa nº50, de 21 de fevereiro de 2002.
Conforme consta nas orientações da Anvisa, o consultório de atendimento individual deve possuir no mínimo 9m2. Para coletivos, a área mínima depende da quantidade de cadeiras e equipamentos, devendo se manter uma distância mínima livre de 0,8m na cabeceira e de 1m nas laterais das cadeiras odontológicas. Além disso, entre duas cadeiras a distância mínima deve ser de 2m.
É obrigatório, segundo as normas da Anvisa, uma central de esterilização de material, simplificada com dois ambientes. Ambiente sujo, composto por sala de lavagem e descontaminação com bancada, pia e acesso para área limpa, com área mínima de 4,8m2. Ademais, o ambiente limpo, sala de estocagem, com bancada para receber o material limpo, bancada para o equipamento de esterilização, armários para guarda de material e área para distribuição de material, espaço mínimo de 4,8m2.
É importante salientar que deve se ter um processo muito bem instaurado quando se diz processamento de material contaminado. Ou seja, o material limpo jamais pode cruzar com o material sujo, dessa forma é uma norma que se tenha local para entrada de material sujo e local de saída de material.
Os acabamentos para piso e tetos também devem seguir o preconizado pela Anvisa. O piso deve ser de fácil limpeza, sem que tenha oportunidade que ele absorva nenhum tipo de líquido, os cantos, entre as paredes e o chão não precisam ser arredondadas, contudo deve ser dar uma atenção especial ao rodapé e chão para que não se tenha cantos que junte poeira/ sujeira e que facilite a limpeza. Nas áreas críticas de contaminação não se deve ter nenhum tipo de tubulação aparente nos tetos ou nas paredes, quando não forem embutidas devem ser protegidas com um material resistente a impactos, à lavagem e uso de desinfetantes.
As instalações com equipamentos de raios x devem ser executadas conforme as recomendações da portaria svs/ms n°453de 01 de junho de 1998. Sendo assim para funcionar o equipamento ele deve ter passado pelo licenciamento que é a emissão do seu alvará de funcionamento.
O consultório deve possui uma barreira física com blindagem suficiente para garantir níveis baixíssimos de radiação. O equipamento de radiografia intra-oral deve ser instalados em ambientes com dimensões suficientes para que a equipe se distancie. Pelo menos, 2m do cabeçote e do paciente. A sala equipada com aparelho de raio x deve ter seu acesso restrito, para cada equipamento de raio x na clinica deve se ter um vestimenta de chumbo que garanta a proteção de tireoides e gônadas.
Essa são apenas a principais orientações da Anvisa a serem seguidas para encontrar mais recomendamos que você baixe o manual completo https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/manual_odonto.pdf
Conheça nosso podcast
No nosso podcast, o BCXCAST, conversamos um pouco sobre as normas da Anvisa! Confira esse episódio e aprenda com o Alex todo o necessário sobre essas regras!
Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.
Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arumando a casa.
Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satifação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.
Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.
Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria