fbpx
BCX Consultoria > Blog > Atendimento ao cliente > Confira dicas para se proteger de novos golpes financeiros com oferta de falsos empréstimos!
golpe 2

Os meios mais comuns de golpes são a criação de sites falsos para roubar os dados do consumidor e a solicitação de depósito antecipado para liberar o dinheiro.

Diante disso, o DFNDR LAB, laboratório especializado em segurança digital, identificou um novo golpe que finge ser um programa social do governo para promover um suposto tratamento odontológico 100% gratuito à população. Intitulado como “Brasil Sorridente”, o ataque já afetou 165 mil pessoas que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso desde o mês de maio. Por dia, são registrados, pelo menos, 2012 novos acessos à fraude.

Como funciona o golpe do tratamento odontológico gratuito

Dessa forma, ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar. Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais 5 contatos do WhatsApp.

Por fim, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para visualizar anúncios fraudulentos.

“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo para a população.

Logo, neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro. A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, comenta Emilio Simoni, Diretor do DFNDR lab.

Dicas para se proteger de golpes financeiros:

1. Pesquise sobre as empresas:

Diante disso, procure o endereço físico da instituição financeira, os contatos oficiais, fotos e comentários dos clientes. Consulte sites que avaliam a reputação das clínicas, como o Reclame Aqui, e desconfie de ofertas “imperdíveis” e rápidas, criadas para gerar senso de urgência e ansiedade e atrapalhar o raciocínio da vítima.

2. Procure um site confiável para simulação:

Desse modo, para saber se o site é verdadeiro confira se o endereço eletrônico tem as letras https (não apenas o http) e procure o símbolo de um cadeado na barra de navegação, que indica que o site é seguro.

3. Nunca faça depósitos antecipados:

Desse modo, as instituições financeiras não costumam pedir depósito adiantado para liberar empréstimo. Se isso acontecer, não tenha dúvidas: é golpe.

4. Não compartilhe dados do seu WhatsApp:

Os golpistas entram em contato por telefone oferecendo condições especiais de empréstimos e solicitam alguns dados.

Portanto, nunca forneça números de verificação para terceiros, evitando assim a clonagem de suas contas nas redes sociais pelos criminosos que tem o objetivo de conseguir empréstimos e aplicar outros golpes em nome das vítimas.

5. Não forneça seus dados em redes sociais:

Os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, mentem que trabalham para alguma empresa, oferecem empréstimo pré-aprovado e pedem seus dados. Logo, nunca informe seu endereço, telefone e documentos pessoais dessa forma.

Portanto, nas instituições sérias o envio de documentos é feito pelos sites e aplicativos oficiais da empresa, jamais por rede social.

6. Não faça pagamento em conta de pessoas físicas:

Boletos de instituições financeiras sempre estão em nome de pessoas jurídicas.
Então, nenhum banco utiliza contas de pessoas físicas para receber pagamentos.

O que fazer após cair no golpe do empréstimo:

Contudo, se você cair nesse golpe confira quais são os primeiros passos a fazer:

  1. Reúna todas as provas disponíveis, como comprovante do depósito, prints da tela do site que ofereceu o empréstimo e de conversas com os criminosos;
  2. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.);
  3. Avise seu banco sobre o ocorrido;
  4. Registre o caso em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Gostou da matéria, dentista? Confira mais matérias interessantes só aqui, no Blog da
BCX!

Aprenda dicas valiosas de Gestão Financeira para seu consultório faturar muito mais!

Quero uma mentoria gratuita com a BCX!

Entendendo como não cair em golpes de empréstimos você dentista e sua clínica conseguirá se previnir de perder dinheiro caindo em armadilhas . Assim sendo, fique atento e sempre pesquise a fundo para que você não caia em golpes e veja como fazer para sua clínica prosperar!

Quer saber mais sobre como não cair em golpes, ter uma visão sobre como crescer seu consultório da maneira certa?

Agende uma hora de mentoria gratuita com os sócios da BCX Consultoria! Toque aqui!

Portanto, conte conosco para te auxiliar alcançar esse objetivo ter sucesso e ser referência como clínica odontológica. Temos uma equipe preparada e capacitada para melhor lhe atender.

Acompanhe a BCX!

Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.

Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arrumando a casa.

Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.

Ana Luisa de Souza

Beatriz Oliveira

Autor

Queremos fazer parte da sua história

Fale conosco e alavanque seu negócio!

Ícone WhatsApp
We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).