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Marketing sensorial para dentistas

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O marketing sensorial se baseia em diferentes estímulos utilizados para prender a atenção do seu paciente. Assim, por meio dessa estratégia, criamos a atmosfera perfeita para a venda de um serviço ou produto.

Etapa 1 do Marketing Sensorial

Pré atendimento

A venda é iniciada a partir do momento em que o paciente resolve ligar para o seu consultório. Por isso, é seu dever treinar a secretária na abordagem da primeira consulta, valorizando seu trabalho e passando segurança para ele.

Envie um vídeo de boas-vindas ou um vídeo com depoimento, para que seus pacientes te conheçam antes de irem ao seu consultório. E, além disso, prepare o seu paciente para entender os seus diferenciais já ao telefone.

Etapa 2 do Marketing Sensorial

VISÃO

A cor é parte visual do ambiente físico, que desempenha um papel na formação de humor e percepção. É culturalmente específica, com cores diferentes que têm significados distintos, em diversos contextos. Além disso, a visão é um dos sentidos mais usados nas campanhas de marketing e publicidade, desde a identidade visual até a disposição dos itens no consultório. E, a decoração do ambiente também faz toda diferença! Assim, para explorar este sentido dentro do seu consultório, invista em:

  • Ambiente agradável e diferenciado, que encante o paciente.
  • Apresentação de um plano de tratamento com imagens, que facilitem a compreensão e visualização dos resultados.

Identidade visual para dentistas

Fuja do senso comum

Muitos dentistas associam a identidade da sua marca a figura de um dente ou um sorriso. Por isso, é importante pensar em um símbolo diferente para a sua logo (abstrato ou não) se posicionando de forma estratégica!

Cores

Na seleção de cores, é importante se atentar a dois pontos:

  • Analise quais são os tons presentes em seu consultório e na sua paleta, consolidando em sua marca.
  • Estude o significado das cores definidas e se fazem sentido com a mensagem que você quer passar.
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A sua marca em todo lugar

Para fixar sua identidade visual e consolidar a sua marca na mente dos pacientes, é importante que todos os itens do seu consultório possuam sua logo:

  • Jaleco;
  • Sala de atendimentos;
  • Papéis;
  • Cartões;
  • Experiências;
  • Cardápio.

TATO

Os objetos que o seu consultório dispõem influenciam na experiência do paciente!

Por exemplo, oferecer um café em um copo descartável ou em uma taça de vidro certamente será um ponto que fará diferença na experiência do paciente, impactando a percepção sobre o seu negócio.

AUDIÇÃO

No ponto de vista mercadológico, uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto de Pesquisa da Montréal e Rutgers University constatou que, ao som de uma música agradável, os compradores que tendem a comprar por impulso. E, compram mais do que consumidores não expostos a músicas, uma vez que o som atua subconscientemente sobre o ser humano e sobre a forma de estar e agir.

Já pensou em criar uma playlist personalizada para o seu consultório?

Além de poder ouvir em casa, o paciente colabora com músicas na playlist e escolher qual deseja ouvir durante a consulta, tornando o ambiente mais acolhedor.

É importante criar boas estratégias para conquistar os pacientes proporcionando uma vivência marcante e o som ambiente contribui para isso. Além disso, estudos comprovam que a música é um estimulante natural, que influencia as pessoas utilizarem a criatividade e a memória emotiva. Fazendo com que sejam induzidas, de forma inconsciente a comprarem mais.

OLFATO

Um estudo do MIB GROUP verificou que, após a instalação de um odor específico em Supermercados na França (desenvolvido através de um equipamento para difusão molecular de aromas), houve um aumento de 35% nas vendas.

Ademais, 47% dos respondentes afirmaram que o cheiro da supermercado afetou diretamente o humor deles, e que se mostraram mais dispostos a ficarem mais tempo no local.

Determinados cheiros conseguem despertar nas pessoas lembranças e permitem que os pacientes façam associações de maneira muito rápida. Por isso, investir em uma fragrância própria para o seu consultório colabora para a unicidade de sua marca!

Além disso, como experiência de entrada você pode oferecer uma amostra do cheiro para o paciente levar para casa.

PALADAR

É importante que o paciente se sinta confortável antes de entrar na consulta, por isso oferecer algo para degustar é uma boa estratégia.

Pense em alimentos de rápida degustação e fácil armazenamento para disponibilizar antes do atendimento. Além disso, também é possível criar algo personalizado.

Por que implementar o Marketing Sensorial?

Agora que você já entendeu tudo sobre Marketing Sensorial e como aplicar no seu consultório, confira os principais benefícios desta estratégia:

  • O paciente irá criar vínculos emocionais com a sua clínica;
  • Explora a experiência do paciente além do óbvio, fugindo do senso comum;
  • É responsável por fidelizar e encantar os pacientes;
  • Desenvolve uma identidade (e unidade da marca) inovadora e única.

Com todas essas vantagens, implemente no seu consultório e se diferencie na Odontologia.

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Você sabia que o Marketing Sensorial pode alavancar o faturamento do seu consultório e te posicionar em um nível estratégico?

Isso porque, ao explorar os cinco sentidos do paciente você está proporcionando a ele uma experiência memorável.

Quando estamos satisfeitos com algo, nos fidelizamos a aquele local e ainda indicamos para que nossos amigos possam viver uma experiência tão incrível quanto a nossa.

Além disso, explorar os cinco sentidos contribui na hora da venda pois é responsável por criar uma relação mais próxima com o paciente. 95% das tomadas de decisões vem do inconsciente e das experiências memoráveis.

Sobre a BCX

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Alex Siqueira

Alex Siqueira

Autor

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