O marketing tem se tornado um assunto cada vez mais comentado e aplicado nas redes sociais. Mas, o marketing para os dentistas, em especial, se tornou imprescindível para a profissão e para os donos das clínicas.
Porém, infelizmente, ele é pouco ensinado nas faculdades de odontologia e muitos profissionais terminam sua formação sem sequer saber por onde começar para divulgar seu serviço.
Além dessa questão, há ainda a problemática sobre o que pode e não pode ser feito no marketing odontológico de acordo com o conselho de ética.
Mas não se preocupe, pois estamos aqui justamente para auxiliar esses profissionais a ter uma performance melhor no mercado sem correr riscos de ser penalizados.
Ademais, complementando tudo o que foi dito, é extremamente necessário investir nessa área pois a maioria das pessoas atualmente estão conectadas nas redes sociais e na internet.
Por meio do marketing, claro. Alinhado à ótimas estratégias nas redes sociais.
Dessa maneira, você conseguirá um público alvo mais seletivo e mais propenso a utilizar seu serviço e conseguirá a partir disso definir sua persona.
Assim, será mais fácil identificar os possíveis pacientes e assim construir uma linguagem e conteúdo focada nos interesses do seu público.
Mas vamos desmistificar o pensamento de que Marketing é apenas propaganda e vendas. Pois para chegar na venda é preciso da conexão entre o paciente e o profissional.
Portanto, o marketing é um facilitador do processo, é a ferramenta que aproxima ao seu cliente de forma agradável, mútua e transparente. E por meio disso, conseguir atrair mais pacientes e, consequentemente, maior receita.
Além disso, o marketing no ramo da odontologia ajuda a construir autoridade da marca/ profissional e é bastante importante na área da saúde uma vez que esses profissionais precisam passar segurança para os pacientes marcarem a consulta.
Outro ponto a ser observado é o reconhecimento das pessoas seja pelo Instagram ou pelo Google meu negócio e as diversas maneiras de gerar desejo na sua consulta.
Quando você investe na experiência do cliente e também no marketing sensorial você abre portas para esse movimento de diferenciação da odontologia e prosperidade na área.
Logo, veja alguns fatores a serem considerados no marketing odontológico.
Antes de mais nada é preciso definir qual é o orçamento disponibilizado pela clínica.
Lógico que temos a possibilidade de realizar o marketing organicamente que é sem investir algum capital.
Porém, para que seja feito, de qualquer forma irá ter uma pessoa responsável pelo serviço e que precisará de uma remuneração. Portanto, planeje seu orçamento!
Diante disso, caso a clínica tenha verba suficiente, é interessante que tenha uma pessoa específica e com conhecimentos na área de marketing, copy e ferramentas como o Canva, Figma, Photoshop, Illustrator, entre outras.
Pois dessa maneira será mais fácil alcançar o resultado esperado e de forma rápida.
Porém, caso a clínica não queira investir em um profissional, podem ser delegadas essas tarefas para os estagiários das clínicas de modo a que eles cooperem nessa divulgação justamente para o desenvolvimento dessa habilidade de venda e marketing.
Depois, é necessário definir o objetivo e, após, traçar estratégias para alcançar esse resultado.
Digamos que no marketing, é importante ter análises de kpi para conseguir analisar se a estratégia está trazendo resultados.
Logo, antes disso, é necessário definir um objetivo, pois sem ele você atira para todos os lados e não consegue mensurar resultados e muito menos saber se conseguiu acertar o seu objetivo, já que você não o tinha em mente antes.
Outro ponto importante nesse processo é definir em quais canais de comunicação essa estratégia irá atuar, visto que em cada canal a forma de divulgação pode ser diferente então é importante ter essa análise clara e objetiva.
Portanto, antes de traçar qualquer estratégia, não esqueça de definir o seu objetivo e também quais serão os canais de divulgação, assim você otimiza seu tempo e dinheiro.
Após ter o processo acima definido, a melhor maneira de ter consistência é por meio do calendário de postagem. Nele, é possível enxergar de maneira geral como será o andamento das postagens, se as estratégias se complementam e como irá ficar o perfil.
Outro benefício de ter um calendário de postagem é deixar o processo mais organizado e não ter risco de faltar conteúdo no dia.
Dessa forma, fica mais organizado e fácil de executar.
Porém, de nada adianta produzir todos os dias por meio do calendário de postagens se o seu conteúdo não traz interesse para sua audiência.
Use e abuse de conteúdos que geram valor, não tenha medo de passar conhecimento pois é a partir disso, que gerará o gatilho da reciprocidade.
E sempre que a pessoa pensar em referência do serviço, lembrará daquela postagem que você agregou muito e ou indicará para alguém ou ela própria irá consumir seu serviço.
Portanto, estude sobre seu público alvo e persona, quais são os seus interesses e produza conteúdos em cima disso.
Certeza que será sucesso!
Sem contingência e consistência não somos excelentes em nada.
Complementando, é necessário estabelecer contingência nos processos. Mas o que é isso?
É se comprometer a postar nos dias estabelecidos para o alcance do objetivo definido.
Independente das circunstâncias.
Logo, tendo consistência, que é postar com frequência, será muito mais fácil chegar no resultado esperado, não é mesmo?
Muitos dentistas nos procuram extremamente decepcionados com a queixa que investiram em marketing e não trouxe resultados satisfatórios. Muita das vezes observamos que existem muitas falhas no processo e isso acaba sabotando todo o resultado final. E, é normal, uma vez que muitos não detém todo conhecimento na área e não sabe como cobrar dos profissionais.
Não se preocupe com isso pois o seu papel principal é justamente ofertar serviço em saúde. Portanto, conte conosco para aplicar estratégias validadas e que realmente funcionam para seu consultório enquanto você faz o que realmente gosta: atender seus pacientes.
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