A fotografia na odontologia pode ser usada para diversos fins. Por exemplo, diagnósticos, documentação de casos, comparações de antes e pós tratamento para os próprios pacientes ou marketing. De qualquer forma, na era digital em que vivemos, é impossível deixar a fotografia de fora da prática odontológica. E, muitos dentistas até mesmo usam os prontuários digitais, que permitem a organização das fotos, radiografias, fichas clínicas, anamnese, receituários, exames complementares e outros.
Hoje, a BCX quer te ceder algumas dicas sobre fotografia, abordando não só a melhor forma de tirar fotos, equipamentos e aplicativos para edição. Mas, também, sobre legislação para fotos na odontologia e como essas fotos podem auxiliar o médico.
Primeiro, vamos falar sobre como os dentistas podem se beneficiar com a fotografia. Como já mencionado, pode ser muito útil para diagnósticos e documentação de casos. Ou seja, o dentista usa deste recurso para verificar o sorriso, dentes e gengiva do paciente, analisando se há alguma irregularidade. E, caso haja, essas fotografias serão úteis para documentar o caso, fazendo parte da ficha do paciente. Posteriormente, servirão para até mesmo uma comparação de antes e depois.
Ademais, muitos profissionais podem utilizar a fotografia para o marketing. Mas, para essa finalidade, existem alguns cuidados que devem ser tomados. É importante consultar o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia, que determinam algumas restrições. Nesta última questão, mesmo que haja o consentimento do paciente, não é permitido.
Você pode utilizar um bom celular ou até mesmo uma câmera profissional. Mas, é preciso que seu equipamento lhe proporcione uma imagem nítida, com uma boa qualidade.
Caso opte por um celular, escolha um que tenha câmeras com menores aberturas, que possibilitam maior capitação de luz. Além disso, as lentes macro possibilitam uma boa ampliação, dando visibilidade dos mínimos detalhes e texturas.
Já em relação à câmeras profissionais, a SRL possui um sistema de espelhos de movimentação semi-automático que ajuda o fotógrafo a perceber o que está fotografando com mais detalhes. Ademais, as lentes fazem toda diferença na fotografia odontológica, pois destacam a região da boca, com alta resolução.
Uma ótima dica de fotografia é tentar seguir a regra dos terços. Divida a tela mentalmente em nove partes, e tente enquadrar o elemento principal da foto em um dos quatro pontos centrais. Assim, os elementos ficarão mais bem distribuídos.
Você não necessariamente precisa divulgar as fotografias que tira para usá-las a seu favor. É possível usá-la para mostrar ao próprio paciente a sua evolução no tratamento. Por exemplo, isso é especialmente eficaz com o clareamento, em que pode tirar uma foto antes, com os dentes amarelados, e depois, com os dentes bracos. Assim, o paciente verá a mudança.
Esse tipo de estratégia pode fazer com que o paciente te indique, após perceber o seu cuidado com as fotos e que você se preocupou em mostrar a eficácia do tratamento. Além disso, isso evita reclamações, lhe dá um norte quanto ao seu próprio trabalho e ainda é uma documentação válida.
Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.
Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arumando a casa.
Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satifação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.
Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.
Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria