A fobia odontológica é uma das causas que mais levam as pessoas desistirem de marcar uma consulta odontológica. Você tem pacientes que sofrem de ansiedade odontológica, traumas, ou fobias quando vão á uma consulta no consultório?
Ficam inseguros, com taquicardia, preocupados e inquietos… Veja como atenuar a fobia odontológica e ter um atendimento melhor, com qualidade e conforto para seus pacientes!
Sabemos que por experiências ruins ou até mesmo o desenvolvimento de um trauma ou fobia odontológica pode prejudicar o tratamento.
E, para isso, preparamos algumas dicas para que você consiga implementar no seu consultório e já obter alguns resultados imediatos.
Segundo dados, pessoas acometidas por traumas ou fobias odontológicas evitam ir ao dentista sempre que podem ou quando vão tem uma situação com intenso sofrimento, o que amplia as chances de um comportamento de fuga da próxima vez.
Á vista disso, afeta principalmente o paciente uma vez que ele deixa de fazer os tratamentos dentários, como por exemplo, a remoção de cáries, que decorre no prejuízo da dentição.
Portanto, pacientes dentro dessa condição mesmo com esse incômodo preferem evitar ir á procura de um dentista.
Além disso, para atenuar a situação é importante diferenciar o trauma ou fobia do medo.
O medo pode ser definido como um estado provocado de forma consciente pela nossa mente diante uma situação de perigo.
Logo, esse medo pode desencadear uma ansiedade pois muitas das vezes não conseguimos encontrar a causa específica do perigo.
Já a fobia é um medo exagerado, ou seja, pode ser intenso e até surgir inconscientemente, gerando quadros mais graves nos pacientes, com um enorme sofrimento.
E pode ainda, uma vez acionado o gatilho de defesa, não ter o controle fisiológico das duas reações.
Muitos pacientes com medo entendem a importância da ida ao consultório odontológico, e mesmo com o medo tentam mesmo com o nervosismo levar a situação racionalmente.
Porém pacientes com trauma, sobrepõem essa razão, ou seja, preferem ficar sem ir ao consultório do que sentir o trauma/fobia propriamente dito.
Por isso, é importante tratar e atenuar essas situações em seu consultório.
Tanto para melhorar os atendimentos com aumento da qualidade quanto para atrair mais pacientes e ajudá-los.
Veja como você pode aplicar a atenuação da fobia odontológica ou medo no seu consultório com as dicas a seguir.
Primeiramente, é importante antes de qualquer técnica conversar com o paciente entender seus medos ou fobias.
Após, passar segurança e antes de qualquer procedimento explicar como será feito para justamente não ser gatilho desse trauma por não saber o que será feito no atendimento.
Dessa maneira, é possível que essa relação de confiança mude o comportamento do paciente, entendendo que o profissional quer somente auxilia-lo para uma melhor qualidade de vida.
Uma vez que a boca pode ser a porta de entrada de patógenos e infecções tanto para o corpo como para a própria dentição.
Por meio do avanço tecnológico é possível adquirir para seu consultório, uma televisão que durante o atendimento o paciente possa ver um filme, um programa ou algo que ele goste de assistir.
Evitando que o paciente tenha gatilhos para intensificar o trauma ou medo de ir ao dentista,
Por meio da distração do foco e permitindo que o dentista realize o tratamento de forma mais eficiente e tranquila.
Portanto, é válido e importante adquirir um serviço de streaming como a Netflix ou a Amazon.
Como a técnica dos filmes, a música tem o poder de mudar nosso humor, energia e até conseguir acalmar por meio da sintonia com os batimentos cardíacos.
Além disso, colocar uma música que o paciente gosta gera sensação boa e impede que sentimentos ruins de gatilho de uma fobia ou medo.
Portanto, gera maior tranquilidade, distração e um tratamento tranquilo e de qualidade.
Por meio da hipnose consegue-se buscar entendimento da mente humana.
Por meio dessa técnica, consegue diminuir e encontrar os gatilhos que levam o paciente a ter esse medo/fobia.
Para aplicar o consultório é preciso contar com ajuda de um profissional qualificado ou até mesmo entender a base do processo para conseguir aplica-la no seu consultório.
Em casos mais complicados, por meio dessa técnica, podem ser receitados ansiolíticos para justamente promover maior tranquilidade durante a consulta associado a outros métodos para acalmar o paciente.
Visando também que o paciente não manifeste sintomas do trauma ou fobia odontológica.
Ou até o profissional da Odontologia, como cirurgião, pode utilizar da sedação consciente com óxido nitroso ou, ainda, medicação sedativa endovenosa, em casos específicos, em conjunto com um médico anestesista para melhor suporte e monitorização desse ato anestésico.
Além desses benefícios existem inúmeros outros, porém te garantimos que a consultoria realmente funciona e é para você dentista que quer se diferenciar e ver seu negócio prosperar!
Quer saber mais sobre como aumentar o seu faturamento em até 60%, melhorar a comunicação com os seus pacientes e crescer seu consultório?
Agende uma hora de mentoria gratuita com os sócios da BCX Consultoria! Toque aqui ✅
Portanto, conte conosco para te auxiliar alcançar esse objetivo ter sucesso e ser referência como clínica odontológica. Temos uma equipe preparada e capacitada para melhor lhe atender.
Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.
Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arrumando a casa.
Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.