fbpx

Cuidado com as redes sociais!

BCX Consultoria > Blog > Marketing Odontológico > Cuidado com as redes sociais!
IMG_2282

Estratégias de marketing digital exigem atenção redobrada do cirurgião-dentista para não cometer excessos.

O Brasil está entre os cinco países do mundo que mais acessam a internet.

Além disso, é o terceiro, quando se fala em uso de redes sociais. Sendo assim, para os cirurgiões-dentistas estar nas redes sociais tornou-se uma estratégia de marketing fundamental, possibilitando a captação de novos clientes, a fidelização de antigos, e o espaço ideal para a divulgação do seu trabalho.

Neste cenário de forte apelo digital, a concorrência entre os profissionais tornou-se ainda mais acirrada. vale ressaltar que a publicidade e o marketing odontológico têm limites e que algumas divulgações são consideradas práticas ilegais e imorais pelo código de ética da profissão e pela Lei 4.324, que instituiu os Conselhos Regionais de Odontologia.

Dependendo do caso, o cirurgião-dentista corre até o risco de ter seu registro cassado (por um período de até cinco anos).

Fazer promessas descabidas aos pacientes, nivelar a competição com base em quem faz mais barato ou oferecer vantagens como permutas ou sorteios são práticas comuns e absolutamente proibidas.

Preços e promoções: proibidos

Esse tipo de anúncio é contra o código de ética da profissão. A estratégia é geralmente usada por clínicas para aliciar pacientes. Isso porque, com a divulgação prévia de preço e condições de pagamento, o paciente é levado a procurar a clínica anunciante ou o profissional.

O problema é que, muitas vezes, ao chegar ao consultório, os preços não são os anunciados porque o diagnóstico muda após a consulta. Por isso, os pacientes devem fugir de clínicas que anunciam preços e promoções sem avaliação prévia, prática que ganhou destaque com o crescimento das redes sociais.

Outro sinal de alerta é que um profissional jamais deve associar seu nome e especialidade à venda de outros itens. Por exemplo: feche um plano de saúde e ganhe uma harmonização. Isso é totalmente proibido pelos conselhos e por lei.

Dar nome a uma técnica

Associar uma técnica não reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), sem comprovação científica, ao nome do profissional que a realiza é ilegal. Atualmente, isso está em evidência nos procedimentos de harmonização orofacial, por exemplo.

Alguns profissionais, com muitos seguidores nas redes sociais, intitulam uma técnica com o próprio nome para fidelizar o cliente e ganhar notoriedade.

Em geral, usam os stories do Instagram, postagens que desaparecem em 24h, para fazer sua divulgação. Como eles somem em poucas horas, torna ainda mais difícil a fiscalização da publicidade por parte dos conselhos e, consequentemente, a autuação.

Selfies

Desde 2019, a resolução 196 do CFO autorizou a divulgação de selfies (autorretratos) por parte dos cirurgiões-dentistas, bem como de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado dos tratamentos (antes e depois).

Porém, vale lembrar que o passo a passo de um tratamento não pode ser postado em redes, de acordo com a norma do conselho. Toda e qualquer imagem divulgada também necessita de consentimento do paciente.

Publicidade: o que é permitido

Dessa maneira, os profissionais podem divulgar suas especialidades e o currículo na hora de apresentar seu trabalho ou a clínica odontológica.

Além disso, também podem falar de técnicas e procedimentos, desde que comprovados cientificamente e regulamentados. Vídeos e outros materiais para conscientização popular também são liberados.

Além das redes sociais próprias, todos os meios de comunicação em massa (rádio, televisão, internet, panfletagem nas ruas, revistas e jornais) podem ser utilizados para a publicidade do trabalho.

Punições

Os conselhos podem instaurar processos administrativos éticos disciplinares contra profissionais que violem as regras e vão
a julgamento pelo plenário. As penas variam de 30 dias de suspensão até a cassação do título (no caso de reincidência e dependendo da gravidade do caso).

Acompanhe a BCX!

Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.

Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arrumando a casa.

Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.

Barbara Aleixo

Avatar

Autor

Queremos fazer parte da sua história

Fale conosco e alavanque seu negócio!

Ícone WhatsApp
We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).