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As pessoas e a equipe são extremamente importantes para o sucesso de qualquer organização, mais ainda quando se trata de consultórios e clínicas de odontologia, onde a maioria das funções está em contato direto com seu paciente é necessário ter uma equipe qualificada.

Dessa forma, é muito mais difícil prestar um atendimento de excelência e qualidade sem uma equipe de qualidade e engajada na clínica odontológica. E, esse é um dos pontos chaves para a fidelização dos seus pacientes.

equipe

Como conquistar um time de craques

Já que estamos em clima de Copa do Mundo, vamos fazer uma alusão ao futebol: para ter e manter uma equipe de qualidade é preciso selecionar com atenção e fazer a melhor convocação possível. 

Logo, tomar tempo para escolher a pessoa certa para cada posição dentro do time. O mesmo acontece na sua clínica. 

Além disso, é preciso treinar, motivar e dar recursos aos jogadores para que consigam dar o seu melhor. Outro ponto importante, é ter um time engajado que joga em equipe. O time deve estar sincronizado para prestar o melhor serviço. 

Então, vamos a alguns pontos fundamentais para ter e manter uma equipe de qualidade na sua clínica odontológica:

Processo seletivo: como fazer uma contratação assertiva?

Dessa forma, para atrair pessoas engajadas, motivadas e realmente condizentes com o valor e missão da clínica é preciso ter um modelo de contratação forte e preciso.

No entanto, peça um resumo profissional e verifique suas capacitações. Caso queira um processo mais assertivo pode pedir para responder um questionário com algumas questões para avaliar o desempenho.

Diante disso, é possível, também, pedir um teste comportamental ou até pedir para que o psicólogo acompanhe durante a entrevista para uma avaliação mais precisa de perfil e de alinhamento comportamental com os valores da clínica.

Dessa forma, o envio de um vídeo contando mais sobre a pessoa, sobre seus hobbies, objetivo de vida, etc, pode ajudar bastante. Desse modo, você conseguirá perceber quem realmente está determinado a ocupar a vaga e conhecer mais sobre essa pessoa.

Marque uma entrevista e escolha perguntas que auxiliarão a enxergar se a pessoa se enquadra dentro dos valores da empresa, missão e mindset.

Proporcione um ambiente de trabalho adequado para sua equipe

Dessa O consultório ou a clínica odontológica é o local em que seus colaboradores passam sua maior parte do tempo.

Logo, certifique-se de que o local ofereça condições favoráveis para o trabalho, com ambientes limpos e que proporcionem a sensação de bem-estar.
Pense se faz sentido, no seu caso, investir em um ambiente próprio para seu time usar como vestiário, para tomar café e descansar.

Estabeleça objetivos comuns

Desse modo, cada colaborador é responsável pelos resultados, desde a secretária até o dentista. Logo, é importante estabelecer, além de metas específicas, metas para toda a equipe e que seja relacionada aos resultados.


Por exemplo, fidelizar pacientes. Criar uma meta comum incentiva o trabalho em conjunto, cada um em sua função, para alcançar o mesmo objetivo.
Quando as metas forem atingidas, não se esqueça de parabenizar cada um. Ser reconhecido pelo trabalho também é muito motivador!

Melhore a comunicação interna dos colaboradores

Dessa forma, crie canais para que os funcionários da clínica odontológica possam se comunicar com facilidade. Pode ser um sistema online de comunicação, mural de recados ou até aplicativos de celular.


Portanto, uma boa comunicação torna mais fácil o alinhamento do que cada um deve fazer e do status das tarefas, o que gera o engajamento da equipe.

Dê feedbacks com constância para sua equipe

Diante disso, é importante que o líder dê retorno para a equipe periodicamente, com feedbacks coletivos em relação às metas coletivas e os individuais para as metas individuais.

Dessa forma, isso ajuda cada funcionário a enxergar os erros e acertos, estimulando a melhoria contínua e a busca da excelência. A frequência depende das necessidades do seu consultório ou da clínica odontológica.

Ofereça treinamentos para sua equipe

Muito além do básico, que é capacitar os colaboradores para realizar as atividades deles.

Logo, para ter a melhor equipe é fundamental cuidar do desenvolvimento e dar meios para que os colaboradores possam melhorar a qualificação profissional.

Nesse sentido, identifique quais conhecimentos e habilidades importantes para o trabalho é necessário ser desenvolvido e fale com eles. Observe o quanto isso irá agregar mais valor ao atendimento e na qualidade dos serviços prestados para os pacientes.

Contudo, a BCX Consultoria trabalha com treinamentos focados em áreas que precisam ser melhoradas dentro da sua clínica. Temos dentro da consultoria o treinamento de secretária, de vendas, de feedback, entre outros que podem te auxiliar a ter uma equipe mais engajada e bem mais assertividade nas ações. Gerando maior segurança e maiores resultados para sua clínica.

Veja esse vídeo sobre como ter o melhor atendimento:

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Entendendo quais são as etapas para ter uma equipe de qualidade e de sucesso você conseguirá ver os processos dentro da sua clínica prosperar. Assim sendo, coloque a mão na massa e altere tudo que precisar!

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Portanto, conte conosco para te auxiliar alcançar esse objetivo ter sucesso e ser referência como clínica odontológica. Temos uma equipe preparada e capacitada para melhor lhe atender.

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Ana Luisa de Souza

Beatriz Oliveira

Autor

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