A relação esforço e lucro anda desbalanceada no seu consultório? Mesmo com atendimentos e recebimento normais o resultado financeiro tem sido menor que o esperado? Essa situação é bem mais comum do que se imagina. Mas, afinal, para onde foi o dinheiro recebido?
Primeiramente, é preciso começar com o básico: fazer contas. E aí já começa o problema… temos acompanhado muitos e muitas dentistas que não têm o hábito de levantar e listar detalhadamente suas finanças, definindo e acompanhando seus principais indicadores.
Se esse é o seu caso, comece já a mudança conhecendo e levantando os indicadores essenciais para sua gestão financeira:
Toda empresa tem um custo para que seu produto ou serviço aconteça.
Logo, o mais comum é o chamado custo hora que define qual é o valor para uma hora do seu trabalho / funcionamento da sua clínica.
Reúna todas suas contas: água, energia, celular, condomínio, segurança, CRO e tudo que envolve diretamente a clínica e sua produção. Esses custos é o que chamamos de custo estrutural.
No entanto, depois de reunir esses custos, fazemos o mesmo para os custos variáveis, ou seja, aqueles que oscilam de acordo com o número de seus atendimentos: dentais, laboratórios, compra de descartáveis, EPIs, etc.
Por fim, você irar reunir a folha de pagamentos de seus funcionários, incluído os encargos fiscais e parcela de 13° e férias.
Com esses custos definidos basta dividir esse total pelo número de horas que você trabalha no mês e assim você terá o custo hora despesa total.
Caso queira somente o custo hora sobre despesas fixas ou despesa estrutural você considera somente esses custos mais a folha de pagamento.
Após essa primeira análise, devemos olhar para os preços que estamos praticando no consultório.
A grande pergunta aqui é: os preços praticados estão sendo suficientes para cobrir o “custo hora despesa total” mais seu salário como dentistas, o lucro da empresa e os encargos tributários?
Observe o cálculo:
Ao fazemos essa análise é possível observar se os custos estão sendo totalmente cobertos.
Existem alguns procedimentos que não conseguem dar margem para cobrir os seus próprios custos. Esse fenômeno pode ocorrer, por exemplo, devido ao valor repassado por algumas operadoras de convenio.
Por isso, é fundamental acompanhar sempre “na ponta do lápis” todos os gastos feitos pela clínica para garantir que além do equilíbrio entre custos e receitas garanta o pagamento dos dentistas e o lucro do consultório.
Com certeza, esses indicadores irão te ajudar com os primeiros e importantíssimos passos para uma gestão financeira mais eficiente: ter uma visão geral de suas saídas e entradas e aplicar uma precificação correta, de acordo com o seu negócio.
Para virar o jogo e ter os resultados que você deseja o passo seguinte é definir as ações necessárias para atingir os objetivos, com base nos pontos identificados (exemplos: redução de custos, estratégia de precificação, estratégias de captação de clientes…).
Aqui na BCX Consultoria, podemos te ajudar a ter um diagnóstico de base completo, incluindo todos os processos de seu consultório. Oferecemos também uma consultoria de gestão financeira, nela calculamos o valor exato da sua hora clínica, custos fixos e variáveis, lucro e otimização de gastos.
Colocando em prática essas dicas com certeza será mais fácil obter maior lucratividade e melhor gestão financeira na sua clínica. Assim sendo, coloque a mão na massa e veja sua clinica prosperar!
Quer saber mais sobre como ter uma gestão financeira eficiente, lucratividade e crescer seu consultório?
Agende uma hora de mentoria gratuita com os sócios da BCX Consultoria! Toque aqui!
Portanto, conte conosco para te auxiliar alcançar esse objetivo ter sucesso e ser referência como clínica odontológica. Temos uma equipe preparada e capacitada para melhor lhe atender.
Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.
Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arrumando a casa.
Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.