fbpx
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

A faculdade de Odontologia ensina a técnica, mas ela te ensina a ser um bom gestor? Saber da administração e da contabilidade do seu consultório é fundamental para alcançar o sucesso. Por isso, neste texto vamos apresentar 4 erros que chamam a atenção dos fiscais e fazem com que dentistas caiam na temerosa Malha Fina. Assim você pode sair da mira da Receita Federal de forma 100% LEGAL e pagar menos imposto.

Lembrando: sempre dialogue e questione seu contador! Esteja ciente do que acontece com os números do seu consultório.

Dados da malha fina

  • Em 2019, 700.221 contribuintes caíram na malha fina.
  • No ano de 2020, 910.966 contribuintes caíram na malha fina.
  • E, em 2021, 1.778.000 contribuintes caíram na malha fina.

Quais os principais erros que levam à malha fina?

Existem alguns erros comuns que podem levar o contribuindo a ser pego na malha fina. Por exemplo:

  • OMISSÃO de Receita
  • Carnê Leão – não pagamento
  • INSS – não pagamento
  • Livro-Caixa – não pagamento

Omissão de Receita

46% das declarações que caíram na Malha Fina caíram por Omissão de Receita do Titular e Dependentes. Mas como a Receita fica sabendo? Ela tem acesso a: movimentações financeiras, despesas médicas, rendimentos e IR detido na fonte. cartões de crédito, vendas de ações, compra e venda de imóveis, além de rendimentos de aluguel.

Ou seja, a Receita tem acesso aos seus dados.

Cerca de 2,4% das declarações foram retidas em malha; veja como regularizar  pendências com a Receita Federal — Português (Brasil)

Quais são as principais ferramentas da Receita?

T-REX

Este é um super computador que possui capacidade de cruzar dados de uma quantidade de contribuintes equivalente à população do Brasil, EUA e Alemanha juntos. Ou seja, ele coleta e cruza os dados dos contribuintes, buscando por dados errados ou que sugiram algo fora da lei.

HARPIA

Sistema idealizado para integrar e sistematizar as bases de dados da Receita Federal, além de informações de outras fontes como Secretarias Estaduais e Municipais. Ou seja, por meio de combinação e análise das informações o sistema consegue identificar indícios de operações fraudulentas.

HAL

Ferramenta do Banco Central que monitora as transações bancárias de todas as instituições financeiras no país. Somado ao T-Rex e à Harpia, pode cruzar instantaneamente milhares de informações tanto de pessoas físicas quanto jurídicas em todo o país.

Assim, essa ferramenta comunica às outras as movimentações financeiras dos cidadãos.

Não pagar o carnê-leão

O carnê-leão é o recolhimento mensal e obrigatório do Imposto de Renda que incide sobre os recebimentos que uma pessoa física recebe de outra pessoa física. Além disso, o seu pagamento é determinado por lei.

Decreto-lei nº 1705 de 1979:

Art. 1º “Fica sujeito ao recolhimento antecipado do Imposto de Renda a pessoa física que receber de outra pessoa física rendimentos decorrentes do exercício, sem vínculo empregatício, de profissão legalmente regulamentada, bem como os decorrentes de locação de sublocação”

Em 2016 a Receita arrecadou mais de R$ 105 milhões de 20 mil contribuintes que não pagavam carnê-leão. Ou seja, caso ela identifique o cidadão que não pague o carnê, este é obrigado a fazê-lo depois.

Não pagar o INSS

Esse é um erro muito comum: o contribuinte pensa que “não quer se aposentar” e não paga o INSS. Mas, há um resultado: cai na malha fina. Isso porque o INSS é obrigatório a todos os contribuintes, mesmo para aqueles que não querem aposentar.

É um erro fácil de ser identificado, já que há cruzamento de informações através da própria declaração de IR.

A competência que realiza as atividades de tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento do INSS é a mesma do Imposto de Renda: a Receita Federal!

Também, não pagar o INSS ou pagar valor menor do que o exigido resulta na malha fina!

Não escriturar o livro caixa

O livro Caixa é o registro mensal, em ordem cronológica da entrada e saída de dinheiro do consultório. Ou seja, é o registro e controle financeiro do consultório! As despesas devem ser escrituradas mensalmente! Não adianta procurar por elas somente na hora da declaração para dedução de impostos.

Para facilitar, saiba como não fazer: você não deve lançar todas as despesas diretamente na declaração do IR, pois são grandes as chances dos valores deduzidos estarem errados!

A escrituração do livro caixa é diferente de simplesmente somar todas as despesas e lançar o total na declaração, é preciso discriminar as receitas e despesas.

Fique atento, pois as despesas nunca podem ser maiores que a receita!

Se o fiscal considerar inconsistência ou fraude na sua declaração de despesas ele pode desconsiderar todas as suas despesas dedutíveis e sua base de cálculo passa a ser a sua receita de forma integral!

Multas da malha fina

As multas da malha fina podem ser de:

  • 75% se o fiscal considerar que há inconsistência;
  • 150% se o fiscal considerar que há fraude;
  • 225% se você ignorar a multa.

Fique atento, pois ninguém pode alegar desconhecimento em caso de descumprimento de lei!!

Conheça mais das nossas ideias!

A BCX é uma empresa nova, criativa e com a vontade incansável de transformar dentistas em verdadeiros líderes do seu negócio e desenvolver profissionais diferenciados em meio a um mercado que não para de crescer. 

Fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio. Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.

Alex Siqueira

Alex Siqueira

Autor

Queremos fazer parte da sua história

Fale conosco e alavanque seu negócio!

Ícone WhatsApp
We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).