fbpx
1C8A3731

Estabelecer e implementar processos é a forma mais eficiente de garantir um padrão de qualidade de seus serviços, otimizando recursos e trazendo clareza e impulso para melhorias contínuas.  

Nesse sentido, para exemplificar, vamos lembrar que um dos fatores críticos no processo de uma clínica odontologia é a repetição de clínica.  

Logo, a partir do momento que seu paciente retorna ao consultório para refazer ou corrigir um procedimento já executado, como um provisório que soltou você terá mais gastos que o padrão.  

Portanto, com um processo definido e usar produtos de qualidade e ter uma equipe especializada, é o primeiro passo para que sua empresa seja mais eficiente e lucrativa. 

Quais são os principais processos dentro de uma clínica odontológica?  

Uma clínica ou consultório odontológico com alto nível de excelência tem seus processos definidos. Todo mundo na clínica conhece esses processos e entende seu papel dentro da execução de cada um deles. 

Desse modo, vamos falar um pouco sobre os principais processos:

1. Captação de pacientes 

É um dos processos chaves para a lucratividade do seu consultórios, pois sem paciente não existe negócio.

Ou seja, uma boa captação é feita observando pontos principais do marketing.

Diante disso, é preciso ter clareza sobre qual será a sua comunicação, para quem e, por que comunicar. Se irá investir nessa comunicação e o quanto investir. 

Logo, para ter uma captação eficiente é preciso ter clareza dos seus objetivos, quais são as ações para atingir esses objetivos e os indicadores que lhe mostraram se você está no caminho certo. 

2. Atendimento 

Uma vez feita a captação, é necessário converter seu paciente.  

E é uma tarefa bem desafiadora pela competividade do mercado em que atuamos.  

Logo, para garantir a conversão com efetividade é preciso de que? Ter um processo definido no atendimento.  

Portanto, recomendamos sempre que você tenha um script telefônico e um treinamento / alinhamento de todas as pessoas que tem contato com seu paciente, visando oferecer a todos o mesmo atendimento de qualidade, focado na melhor experiência para cada paciente.  

Pontos para serem observados no processo: o marketing sensorial, uma recepção diferenciada, um cardápio inovador, atendimento pontual, materiais extras com qualidade desde produção até material utilizado, capacidade de negociação e condições de pagamento facilitadas para o tipo de perfil do seu paciente.

Com um processo definido, você garante um padrão de qualidade e os riscos de erros ão menores. Transmite maior segurança e confiança para seu paciente estabelecer uma relação duradoura com você.

3. Venda 

Ainda existe muita resistência ou tabu quando falamos sobre venda no consultório. Como o propósito da profissão é promover saúde e bem-estar as pessoas, a venda é associada a comercialização ou algo não tão “nobre”.  

Porém, o objetivo maior do processo de venda é mostrar ao seu paciente que você tem a melhor solução para algo que ele precisa, o valor que seu consultório tem para sua saúde e bem-estar. 

É importante ter isso em mente ao estabelecer esse processo. Aqui, também recomendamos um script bem definido, já com uma precificação bem feita, tempo de cada tratamento estabelecido e as respostas as dúvidas e objeções mais comuns já preparadas. 

Tudo isso lhe dará mais segurança e agilidade durante a conversa com o seu paciente.   

Outro ponto importante do processo de venda é sempre observar e analisar as situações em que o paciente optou por não realizar o tratamento, coletando o feedback sobre essa decisão e usando isso para melhorar seu processo. 

4. Fidelização 

Após captar, atender e vender, vem a fidelização.

Costumamos dizer que fidelizar é trazer diferenciais que seu concorrente não oferece e demonstrar isso. Ou seja, além de prestar um bom atendimento em saúde gerar uma experiência ótima para o cliente fazendo com que ele não tenha motivos para procurar seu concorrente

Além disso, clientes fidelizados valem muito mais que só seu atendimento. Eles são agentes importantes na captação de novos clientes, pois vão falar bem de sua marca e te indicar para outras pessoas. 

Mas, não pense que ter um processo de fidelização é lembrar de datas importantes… Fuja do habitual, seja diferente, ofereça uma experiência diferente. 

Crie o seu programa de fidelização.  

Ter processos definidos e claros ajuda muito na comunicação e alinhamento de todos que trabalham no consultório, traz clareza sobre o que precisa ser feito e aponta com facilidade o que pode ser melhorado, estabelece um padrão de qualidade, aumentando a percepção de valor do seu serviço e traz mais confiança e fidelização para os seus pacientes. 

Aproveite esse momento para refletir sobre os seus processos e o quais ações simples você pode implementar a partir de hoje. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, fale conosco. 

Veja esse vídeo:

Quero uma mentoria gratuita com a BCX! 

Contudo, ressaltamos que é de extrema importância ter definido principalmente esses 4 processos dentro da sua clínica pois são a base para ter uma gestão financeira eficiente. 

Se ao decorrer da leitura do texto você identificou que na sua clínica não funciona assim, não tem processos claros e definidos, e ainda não sabe como solucionar isso não hesite em corrigir em buscar auxilio com quem realmente entende e pode te ajudar.  

Quer saber mais como ter processos definidos e lucrativos na sua clínica odontológica e para de perder pacientes?  

Agende uma hora de mentoria gratuita com os sócios da BCX Consultoria! Toque aqui

Portanto, conte conosco para te auxiliar alcançar esse objetivo ter sucesso e ser referência como clínica odontológica. Temos uma equipe preparada e capacitada para melhor lhe atender. 

Acompanhe a BCX! 

Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing. 

Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arrumando a casa. 

Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio. 

Ana Luisa de Souza

Beatriz Oliveira

Autor

Queremos fazer parte da sua história

Fale conosco e alavanque seu negócio!

Ícone WhatsApp
We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).