*Tradução livre do artigo “What’s New With Google? How Recent and Planned Updates Impact Dental Marketing.” publicado pela “Oral Health.”
Traduzido por Ana Luisa de Souza
por Naren Arulrajah, Ekwa Marketing
Um consultório odontológico padrão tem muitas formas de captar pacientes, sendo o Google uma das mais significativas. Isso quer dizer que se classificar bem para pesquisas locais é uma das táticas de marketing mais primordiais.
Infelizmente, a maioria dos dentistas são bem conscientes dessa técnica e a competição para alcançar os primeiros lugares no Google Maps pode ser acirrada.
Logo, uma estratégia eficaz de SEO (otimização do mecanismo de busca) requer tempo, esforço, habilidade e constantes mudanças. À medida que o Google evolui, sua estratégia e seu site precisam evoluir com ele também.
Então, aqui está uma breve análise sobre algumas das novas e futuras mudanças na pesquisa e nos recursos do Google que você deve conhecer.
O Google vem se afastando das pesquisas de palavras-chave exatas há anos, com o objetivo de entender melhor a intenção do pesquisador.
Desse modo, uma das principais atualizações mais recentes, a MUM (Modo unificado de multitarefas), levou esse conceito a um novo nível, com capacidade sem precedentes de cruzar barreiras de linguagem, formato e contexto.
Dessa forma, a tão esperada atualização MUM usa IA avançada (inteligência artificial) para analisar consultas complexas com mais precisão.
Nesse sentido, sua antecessora, a atualização BERT (Representações de codificador bidirecional de transformadores) de 2019, focada no processamento de linguagem natural, ajuda o Google a interpretar o contexto de cada palavra dentro de uma frase.
No entanto, a MUM pode traduzir idiomas, coletar dados de imagens e usar outras pistas para combinar melhor com informações relevantes e relacionadas.
Já é fato, a pesquisa do Google está ficando muito melhor em entender o que um pesquisador quer e descobrir páginas da Web apropriadas, com ou sem correspondência exata de palavras-chave.
No futuro, esperamos que as palavras-chave se tornem mais como tópicos-chave. Não inclua simplesmente o termo, mas forneça conteúdo de alta qualidade com informações relevantes, únicas e aprofundadas para o assunto.
Portanto, se o seu conteúdo oferecer respostas boas e sólidas às perguntas que os pesquisadores estão fazendo, é provável que o Google o encontre.
Enquanto muitos fatores estão envolvidos na otimização da pesquisa local, um dos mais importantes é a listagem de seus negócios no Google. Este recurso passou por muitos restauros e rebrands (mudança do branding da marca) ao longo dos anos.
Como Google Places, Google Local, Google+ Local, Google My Business e, mais recentemente, Google Business Profile.
Logo, a transição (…) é mais do que apenas uma mudança de nome. O Google está introduzindo algumas mudanças fundamentais na disponibilidade de recursos e na interface do usuário.
Portanto, ae você tem um único local de escritório e gerencia seu perfil, a mudança mais significativa será como você vai fazer isso. O Google agora prefere que as empresas individuais usem opções de atualização disponíveis diretamente no mapa e nas páginas de pesquisa, reservando assim o console Google Business Profile para aqueles que gerenciam vários locais.
Novos e expandidos recursos para listagens de negócios incluem:
Gerenciamento de perfil: Quando você está logado usando sua conta do Gmail, você pode reivindicar ou gerenciar totalmente sua listagem de negócios diretamente no aplicativo do Google Map ou na página de pesquisa.
Histórico de chamadas: Rastreie facilmente as chamadas recebidas através do botão “chamada” no seu perfil do Google. Você tem a opção de ativar ou desativar esse recurso.
Mensagens: Além de outros recursos de gerenciamento, você poderá acessar a interface de mensagens diretamente da página de pesquisa do Google.
…e mais – Como o Google é conhecido por constantes ajustes e atualizações, é muito provável que ainda mais mudanças estejam por vir. Fique de olho nos recursos do perfil de negócios à medida que a transição continua.
Levar as pessoas a uma página web é apenas um passo na jornada do paciente. A partir disso, você quer que seu site ajude a converter o lead em um novo paciente. Claro que não é provável que isso aconteça se a pessoa tiver uma experiência ruim com a página demorando para carregar, falhas ou outros problemas.
Desse modo, a experiência do usuário, conhecida como UX no mundo do marketing, tem sido considerada um aspecto crítico do design de sites por essas razões. No entanto, sua importância no SEO foi tema de debate – até recentemente.
Contudo, a atualização da experiência de página (Page Experience) foi anunciada pela primeira vez no início de 2020, embora não tenha começado a ser lançada até o verão de 2021.
(…) Com esta atualização, o UX (experiência de usuário) torna-se um fator de classificação inegavelmente importante.
Segurança: Essa é uma prioridade máxima. Nenhuma de suas páginas alcançará o status de experiência de página “boa” se o Google encontrar algum problema de segurança com seu site.
Protocolo de transferência de hipertexto seguro (HTTPS): A grande maioria dos profissionais de marketing e webmasters já havia transacionado seus sites há algum tempo. Portanto, se o seu site ainda usa o antigo protocolo HTTP, é hora de atualizar AGORA.
Experiência em anúncios: Como o objetivo do seu site odontológico é comercializar sua prática, é improvável que você hospede anúncios em seu site. No entanto, se você fizer isso, você deve evitar anúncios interruptivos ou distrativos.
Experiência móvel (não se aplica à atualização planejada da Page Experience): Não pode haver erros de usabilidade para a versão móvel (celular) do seu site.
Principais Pontos Vitais da Web: Essas são as métricas importantes que a Atualização de Experiência de Página mede. Eles também são os mais técnicos. Cumulativamente, os “Core Web Vitals” (principais pontos vitais da web) são focados principalmente em velocidade e estabilidade durante o carregamento e interatividade.
Resumindo, esses pontos incluem:
LCP (Delay: atraso de entrada): O tempo levado para o carregamento do conteúdo principal de um site.
CLS (Mudança de layout cumulativa): O grau em que a localização dos elementos em uma página muda à medida que a página é carregada.
FID (Primeiro atraso de entrada): O tempo de atraso entre um usuário que toma medidas ou insere dados e a resposta do site.
Logo, com centenas de atualizações de algoritmos todos os anos, o Google continuará mudando.
Igualmente importante, os hábitos online das pessoas continuarão mudando, assim como as tendências dos procedimentos odontológicos populares.
Nesse sentido, ter uma estratégia de marketing de alto desempenho é ótimo, mas tenha cuidado para evitar a armadilha de “se afundar com o que funcionou no passado” porque o que funciona está sempre sujeito a mudanças.
Portanto, existem muitas qualidades diferentes que compõem uma estratégia de marketing odontológico bem sucedida. Uma das mais importantes é a flexibilidade. Sempre analise, acompanhe os resultados e faça ajustes de acordo.