Não é difícil de observar a importância de receber feedback dos pacientes uma vez que é a partir dele que você dentista consegue mensurar o quanto seu serviço está atendendo sua clientela seja positivamente ou negativamente. E posteriormente, com os resultados conseguir implementar melhorias de acordo com o plano estratégico, priorizando a resolução dos problemas mais urgentes.
Á vista disso, escutar o que o seu cliente diz sobre sua empresa pode ser difícil de absorver, mas é a partir disso, de coletar informações de feedback que você vai conseguir evoluir seu negócio e conseguir se diferenciar no mercado, que é bastante competitivo. Quem melhor para avaliar sua empresa que o próprio paciente?
Portanto, algumas dicas para você receber um feedback dos pacientes:
Por ser uma das formas de maior acessibilidade atualmente, as redes sociais são as melhores ferramentas para conseguir feedbacks. Por mais que muitas empresas não se posicionem no mundo digital, os clientes, quando insatisfeitos ou contentes com o atendimento dos consultórios, acabam deixando suas avaliações e comentários sobre como foram as suas experiências.
Porém ficar esperando que o cliente faça isso de vontade própria não é uma estratégia interessante para se diferenciar dos demais, não é mesmo dentista?
Se você dentista não investe em pedir feedback, infelizmente, o recado passado para os pacientes é de desinteresse da empresa. E não queremos isso, certo?
Portanto, invista em estratégias para pedir feedback, sempre que possível, peça para seus clientes te avaliarem seja mantendo o hábito de pedir após a consulta, ou até para avaliar pelo Google e Facebook, que geralmente são os locais onde outros potenciais consumidores ficam atentos.
Isso é importante para uma melhor reputação entre os frequentadores do local.
E além disso, não esqueça da parte mais importante de absorver tudo, responder os comentários e traçar planos estratégicos para solucionar os problemas citados visando a melhoria da empresa.
Utilizar esse método torna todas as operações mais organizadas e facilita no momento de identificar as críticas positivas e negativas sobre o atendimento. É outra maneira poderosa de coletar essas informações para, por conseguinte, absorver e implementar as melhorias.
Nesse contexto, é importante observar com atenção e cuidado para criar um plano de atendimento igualitário para todos, para que a coleta das informações seja congruente com que cada paciente teve de experiência na sua clínica.
Alguns softwares permitem que seus gestores mandem pesquisas para os usuários cadastrados, com o objetivo de obter as informações desejadas por meio digital.
Portanto, nos formulários criados por sua empresa, é possível fazer perguntas pontuais sobre aspectos positivos e negativos durante o atendimento.
Alguns pacientes do seu consultório podem não utilizar a internet com muita frequência, o que dificulta que as outras duas opções sejam as escolhidas. Ainda existem aqueles que esquecem da avaliação, o que torna ainda mais difícil conseguir feedbacks de pacientes.
Portanto, para solucionar esse problema, utilizar a estratégia de solicitar o feedback assim que o atendimento for feito é extremamente importante. Logo, assim que a consulta for finalizada, apresente algumas alternativas para que o feedback seja registrado, da forma mais confortável possível para o cliente.
Uma ótima maneira de realizar essa estratégia é sugerindo que o paciente preencha um formulário depois do atendimento. Entretanto, a resposta deve ser colocada dentro de uma caixa de sugestões, que deve ser de fácil acesso para todos.
A máxima “aprenda com os erros” é válida quando falamos de aprimorar nossos processos. Logo, o feedback é uma forma de melhorar esses processos.
O paciente é o que faz o escritório funcionar, afinal, respondemos às suas necessidades. Se ele não estiver satisfeito, não pensará muito antes de alterar para outra alternativa que responda a todas as suas carências. Ou seja, procurará solucionar suas necessidades em outro consultório odontológico.
Portanto, se importar com o feedback dos pacientes é extremamente importante para prever problemas e evitar perder clientes para os concorrentes e sim fideliza -lós.
Então, colete sempre todas informações, analise e implemente melhorias para sua clínica. Você não vai se arrepender!
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