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A incidência de trabalhadores que pedem dias de licença em saúde mental tem aumentado consistentemente nos últimos dois anos. (O lado bom? A pandemia alcançou um amplo reconhecimento de que a saúde mental do trabalhador é algo a ser levado a sério).

Então, como chegamos aqui? E como resolvemos essas crises?

Hoje, mergulhamos profundamente nos fatores que causam o esgotamento dos funcionários. Analisamos as estratégias que sua clínica, dentista pode adotar para ajudar os colaboradores a se curar e avançar como versões mais fortes, felizes e saudáveis de si mesmos.

 Há uma série de sinais reveladores comuns que você dentista, pode procurar. Estes incluem:

  • Exaustão mental, física e emocional
  • Mudanças de humor ou diferenças de humor em relação às circunstâncias normais
  • Isolamento dos colegas
  • Acidentes ou trabalho excepcionalmente desleixado
  • Um aumento do absenteísmo
  • Envolvimento de baixo nível dos trabalhadores: falta de cuidado ou preocupação com o trabalho em questão
  • Projetos ou tarefas inacabadas
  • Insatisfação geral com o local de trabalho, gestão ou trabalho a ser feito

Principais gatilhos para esgotamento de funcionários

Baixo reconhecimento de funcionários:

  • Trabalhadores entregando grandes horas ou grandes resultados com pouco ou nenhum reconhecimento da gerência
  • Os funcionários desenvolvem uma sensação de que não são valorizados

Demandas impossíveis de trabalho:

  • Multitarefa constante, incapacidade de concluir uma tarefa
  • Sobrecarga de requisitos colocados em um indivíduo ou equipe
  • Uma sensação de injustiça se desenvolve
  • Muitos poucos funcionários para carregar a carga de trabalho

Isolamento:

  • Mesmo quando operam em equipe, os trabalhadores ainda podem se sentir isolados
  • Más práticas de gestão levam a essa situação
  • A falta de formação de equipe ou colaboração geralmente é a causa
  • Se os gerentes não apreciarem as ideias ou a contribuição de um trabalhador, o isolamento pode ocorrer

Pares ou Gerenciamento Tóxico:

  • Pessoas que muitas vezes (ou às vezes) chateadas, ou perdendo a calma, podem ter um efeito seriamente negativo sobre os outros (seja gerentes ou membros da equipe)
  • Favoritismo, má comunicação, falta de transparência e desvio com as mesmas pessoas são apenas alguns instigadores de um ambiente de trabalho tóxico
  • Se os membros tóxicos da equipe não forem bem gerenciados

Pessoa Errada, Trabalho Errado, Equipe Errada, Empresa Errada:

  • Práticas ruins de contratação levam a decisões ruins
  • Se a pessoa errada for nomeada para uma equipe – digamos, ela tem habilidades inadequadas ou é uma cultura pobre – a chance de esgotamento para todos os envolvidos é alta
  • Habilidades técnicas e proficiência, bem como tipos de personalidade, devem ser considerados ao contratar equipes
  • Além disso, se uma nova contratação estiver relutante em trabalhar com membros da equipe que o façam de bom grado, você pode estar indo para um desastre de recrutamento.

Tédio:

  • A maioria das pessoas sabe no que está se metendo quando assume um novo emprego. Há elementos de excitação e tédio em todos os papéis. Mas se o último superar o primeiro, você está em apuros
  • Tarefas repetitivas podem ser entorpecentes, chatas e cansativas. Eles também podem levar ao esgotamento de funcionários
  • Se o fardo de tarefas chatas não for compartilhado entre uma equipe (ou terceirizado), o risco de esgotamento dos funcionários é muito alto

Se você não conseguiu evitar o esgotamento de funcionários em sua clínica, aqui estão algumas estratégias comprovadas para levar seu pessoal de volta a um ritmo de trabalho feliz.

Principais estratégias para lidar com esgotamento de funcionários

Passo 1: Eduque as pessoas

  • Eduque os trabalhadores sobre o que você está fazendo como organização para lidar com o esgotamento
  • Faça desta educação uma série – não uma única. A reiteração da mensagem e o compromisso com o bem-estar de seus trabalhadores cairão positivamente
  • Modele o compromisso da organização em evitar o esgotamento dos funcionários nos materiais educacionais e na cultura da empresa. Faça parte do tecido da organização

Etapa 2: Liderança atenta

  • A liderança empresarial precisa assumir um papel importante aqui. Principalmente, eles precisam ter uma perspectiva precisa sobre a cultura e o clima do local de trabalho
  • A liderança precisa estar sintonizada com as necessidades, comportamentos e preocupações dos funcionários
  • Fazer com que os trabalhadores se sintam valorizados, ouvidos e compreendidos de maneira autêntica é fundamental
  • Estratégias de escuta ativa são uma técnica comprovada para promover relacionamentos bem-sucedidos neste contexto

Etapa 3: Comunicação

  • A empresa deve estabelecer um plano de comunicação robusto, que se adapte a diferentes departamentos, tipos de trabalho e personalidades
  • Os líderes precisam adaptar as comunicações para atender aos indivíduos de suas equipes para uma ótima eficácia
  • Os caminhos de comunicação também precisam ser variados: algumas reuniões, boletins informativos da clínica, equipe e comunicações individuais do WhatsApp
  • Ao oferecer várias oportunidades de comunicação, os trabalhadores encontrarão o caminho certo para expressar preocupações, que atenda às suas necessidades
  • Feedback honesto

Etapa 4: Incentivar o Autocuidado

  • A liderança pode ajudar o esgotamento dos funcionários a um ponto. Além disso, o trabalhador precisa tomar medidas para o autocuidado e gestão emocional para o seu bem-estar
  • A clínica pode incentivar os trabalhadores a praticar a atenção plena ou oferecer cursos de meditação ou ioga patrocinados pela clínica
  • Incentivar os trabalhadores a utilizar os dias de saúde mental, garantindo que eles possam ser usados sem preconceitos
  • Permitir que eles tragam soluções de alívio do estresse para a clínica, será uma ideia bem-vinda

Passo 5: É um Jogo Longo

  • O processo de gerenciamento do esgotamento dos funcionários leva tempo
  • Os muitos fatores que vão para prevenir exigem atenção e ajustes consistentes – incluindo remuneração, benefícios e trajetória de carreira
  • Idealmente, a clínica levará o bem-estar dos funcionários para a força de trabalho e o planejamento, como uma meta a ser alcançada agora. E ser sustentado a longo prazo

Finalizando

É importante criar uma cultura de falar sobre essas coisas abertamente, honestamente e com frequência. Reduzir o esgotamento requer um compromisso da organização e do indivíduo, onde ambos precisam mudar a mentalidade. E lembre-se, reduzir e prevenir o esgotamento futuro leva tempo. Não há solução rápida.

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Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

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