Esgotamento e fadiga do funcionário: causas e curas
27/06/2022
A incidência de trabalhadores que pedem dias de licença em saúde mental tem aumentado consistentemente nos últimos dois anos. (O lado bom? A pandemia alcançou um amplo reconhecimento de que a saúde mental do trabalhador é algo a ser levado a sério).
Então, como chegamos aqui? E como resolvemos essas crises?
Hoje, mergulhamos profundamente nos fatores que causam o esgotamento dos funcionários. Analisamos as estratégias que sua clínica, dentista pode adotar para ajudar os colaboradores a se curar e avançar como versões mais fortes, felizes e saudáveis de si mesmos.
Há uma série de sinais reveladores comuns que você dentista, pode procurar. Estes incluem:
Exaustão mental, física e emocional
Mudanças de humor ou diferenças de humor em relação às circunstâncias normais
Isolamento dos colegas
Acidentes ou trabalho excepcionalmente desleixado
Um aumento do absenteísmo
Envolvimento de baixo nível dos trabalhadores: falta de cuidado ou preocupação com o trabalho em questão
Projetos ou tarefas inacabadas
Insatisfação geral com o local de trabalho, gestão ou trabalho a ser feito
Principais gatilhos para esgotamento de funcionários
Baixo reconhecimento de funcionários:
Trabalhadores entregando grandes horas ou grandes resultados com pouco ou nenhum reconhecimento da gerência
Os funcionários desenvolvem uma sensação de que não são valorizados
Demandas impossíveis de trabalho:
Multitarefa constante, incapacidade de concluir uma tarefa
Sobrecarga de requisitos colocados em um indivíduo ou equipe
Uma sensação de injustiça se desenvolve
Muitos poucos funcionários para carregar a carga de trabalho
Isolamento:
Mesmo quando operam em equipe, os trabalhadores ainda podem se sentir isolados
Más práticas de gestão levam a essa situação
A falta de formação de equipe ou colaboração geralmente é a causa
Se os gerentes não apreciarem as ideias ou a contribuição de um trabalhador, o isolamento pode ocorrer
Pares ou Gerenciamento Tóxico:
Pessoas que muitas vezes (ou às vezes) chateadas, ou perdendo a calma, podem ter um efeito seriamente negativo sobre os outros (seja gerentes ou membros da equipe)
Favoritismo, má comunicação, falta de transparência e desvio com as mesmas pessoas são apenas alguns instigadores de um ambiente de trabalho tóxico
Se os membros tóxicos da equipe não forem bem gerenciados
Pessoa Errada, Trabalho Errado, Equipe Errada, Empresa Errada:
Práticas ruins de contratação levam a decisões ruins
Se a pessoa errada for nomeada para uma equipe – digamos, ela tem habilidades inadequadas ou é uma cultura pobre – a chance de esgotamento para todos os envolvidos é alta
Habilidades técnicas e proficiência, bem comotipos de personalidade, devem ser considerados ao contratar equipes
Além disso, se uma nova contratação estiver relutante em trabalhar com membros da equipe que o façam de bom grado, você pode estar indo para um desastre de recrutamento.
Tédio:
A maioria das pessoas sabe no que está se metendo quando assume um novo emprego. Há elementos de excitação e tédio em todos os papéis. Mas se o último superar o primeiro, você está em apuros
Tarefas repetitivas podem ser entorpecentes, chatas e cansativas. Eles também podem levar ao esgotamento de funcionários
Se o fardo de tarefas chatas não for compartilhado entre uma equipe (ou terceirizado), o risco de esgotamento dos funcionários é muito alto
Se você não conseguiu evitar o esgotamento de funcionários em sua clínica, aqui estão algumas estratégias comprovadas para levar seu pessoal de volta a um ritmo de trabalho feliz.
Principais estratégias para lidar com esgotamento de funcionários
Passo 1: Eduque as pessoas
Eduque os trabalhadores sobre o que você está fazendo como organização para lidar com o esgotamento
Faça desta educação uma série – não uma única. A reiteração da mensagem e o compromisso com o bem-estar de seus trabalhadores cairão positivamente
Modele o compromisso da organização em evitar o esgotamento dos funcionários nos materiais educacionais e na cultura da empresa. Faça parte do tecido da organização
Etapa 2: Liderança atenta
A liderança empresarial precisa assumir um papel importante aqui. Principalmente, eles precisam ter uma perspectiva precisa sobre a cultura e o clima do local de trabalho
A liderança precisa estar sintonizada com as necessidades, comportamentos e preocupações dos funcionários
Fazer com que os trabalhadores se sintam valorizados, ouvidos e compreendidos de maneira autêntica é fundamental
Estratégias de escuta ativa são uma técnica comprovada para promover relacionamentos bem-sucedidos neste contexto
Etapa 3: Comunicação
A empresa deve estabelecer um plano de comunicação robusto, que se adapte a diferentes departamentos, tipos de trabalho e personalidades
Os líderes precisam adaptar as comunicações para atender aos indivíduos de suas equipes para uma ótima eficácia
Os caminhos de comunicação também precisam ser variados: algumas reuniões, boletins informativos da clínica, equipe e comunicações individuais do WhatsApp
Ao oferecer várias oportunidades de comunicação, os trabalhadores encontrarão o caminho certo para expressar preocupações, que atenda às suas necessidades
Feedback honesto
Etapa 4: Incentivar o Autocuidado
A liderança pode ajudar o esgotamento dos funcionários a um ponto. Além disso, o trabalhador precisa tomar medidas para o autocuidado e gestão emocional para o seu bem-estar
A clínica pode incentivar os trabalhadores a praticar a atenção plena ou oferecer cursos de meditação ou ioga patrocinados pela clínica
Incentivar os trabalhadores a utilizar os dias de saúde mental, garantindo que eles possam ser usados sem preconceitos
Permitir que eles tragam soluções de alívio do estresse para a clínica, será uma ideia bem-vinda
Passo 5: É um Jogo Longo
O processo de gerenciamento do esgotamento dos funcionários leva tempo
Os muitos fatores que vão para prevenir exigem atenção e ajustes consistentes – incluindo remuneração, benefícios e trajetória de carreira
Idealmente, a clínica levará o bem-estar dos funcionários para a força de trabalho e o planejamento, como uma meta a ser alcançada agora. E ser sustentado a longo prazo
Finalizando
É importante criar uma cultura de falar sobre essas coisas abertamente, honestamente e com frequência. Reduzir o esgotamento requer um compromisso da organização e do indivíduo, onde ambos precisam mudar a mentalidade. E lembre-se, reduzir e prevenir o esgotamento futuro leva tempo. Não há solução rápida.
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