fbpx
1

A carreira na Odontologia é bastante recompensadora e promissora para qualquer profissional que se engaje com ela.

Entretanto, ser um dentista bem sucedido e que consiga fidelizar pacientes no consultório odontológico, envolve realizar uma série de esforços para se reinventar e sempre se apresentar como a melhor opção para esses pacientes.

Além disso, um dentista de sucesso também explora noções de empreendedorismo e toma as atitudes estratégicas corretas para manter o seu negócio sempre com uma boa performance.

Neste post, falaremos sobre os desafios de se fidelizar pacientes no consultório odontológico. Confira, dentista!

Mostrar ao paciente a importância do tratamento odontológico regular

É recomendável que toda pessoa visite um consultório odontológico ao menos duas vezes por ano para realizar checagens, caso não possua nenhum problema aparente ou dores.

Quando se mostra ao paciente que é muito importante fazer visitas preventivas regulares ao consultório odontológico, além de contribuir para uma melhor saúde bucal daquela pessoa, o dentista também reforça a possibilidade de o paciente retornar à mesma clínica quando fizer sua próxima consulta.

Criar relação de engajamento com o paciente

Outro grande desafio que um dentista irá encontrar ao longo de sua carreira é o engajamento com o paciente. Quando ele passa a se referir a você como “meu dentista” é algo ótimo!

Afinal, esse tipo de tratamento mostra que o paciente já possui uma relação de longa data com aquele profissional, e a tendência é que isso se mantenha ao longo dos anos.

Entretanto, é preciso valorizar essa relação para que não haja rupturas. Trate sempre o seu paciente, especialmente o paciente fidelizado, com decência, muita atenção, humanidade, proximidade e bom humor, a fim de que ele permaneça sob seus cuidados por muito tempo.

Concorrência de outros profissionais dentistas

Nos últimos anos, cresceu consideravelmente o número de profissionais dentistas em todo o país. Quem está na área se vê mais ameaçado pela concorrência, que um número maior de dentistas no mercado proporciona, o que de fato dificulta fidelizar pacientes no consultório odontológico.

Para bater essa concorrência que está sempre ao redor, há apenas duas possibilidades: oferecer um serviço por preços menores, o que talvez não seja algo muito agradável, ou oferecer um serviço diferenciado e ainda manter um bom preço para o atendimento.

O que consequentemente, ajuda a continuar um bom faturamento e também oferecer uma experiência de qualidade para o seu paciente, que também é um cliente.

Por isso, em um contexto atual, aplica ações estratégicas de gestão, para que aconteça essa fidelização de pacientes é simplesmente fundamental para qualquer profissional que queira ter êxito na carreira.

Experiência de atendimento no consultório odontológico

Esse desafio está diretamente relacionado a uma boa gestão operacional de sua clínica odontológica.

A experiência de atendimento do paciente é um fator determinante para ele decidir se irá ou não retornar ao seu estabelecimento para um próximo atendimento, ou se irá preferir ser atendido por outros profissionais em uma próxima oportunidade.

Afinal, como vencer esses desafios de fidelizar pacientes no consultório odontológico?

Para avançar nessa fidelização, é necessário ter em mente que o paciente deve ser atendido com excelência nos momentos antes, durante e pós-consulta.

Antes da consulta, facilitar o agendamento de procedimentos e atendimentos é fundamental, além de promover um contato de qualidade entre paciente e secretária.

Durante a consulta, a excelência, profissionalismo e o cuidado com o paciente.

Após a consulta, lembretes, mensagens, contatos posteriores com o paciente podem mostrar a ele que a saúde bucal dele realmente importa, é que a clínica o valoriza, esperando seu retorno.

Confira os nossos posts sobre gestão para dentistas, e fique totalmente ligado(a) dentista! Agora que você já aprendeu com a BCX, é só colocar as nossas dicas em prática!

Acompanhe a BCX!

Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.

Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arumando a casa.

Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satifação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.

Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.

Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria

Alex Siqueira

Alex Siqueira

Autor

Queremos fazer parte da sua história

Fale conosco e alavanque seu negócio!

Ícone WhatsApp
We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).