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Equipe motivada; 4 dicas para manter seus colaboradores

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O Brasil está enfrentando uma crise de mão de obra qualificada mesmo com o índice de desemprego super alto. Por isso, para manter uma prática produtiva na clínica e com base em estatísticas alarmantes, os dentistas precisam intensificar suas habilidades de liderança/comunicação. Assim, podem fornecer uma prática desejável para os membros da sua equipe e atrair novos membros.

Por que a equipe se torna desmotivada?

É importante entender porque as pessoas deixam seus empregos. De acordo com vários artigos pesquisados pelo time da BCX Consultoria a remuneração é um dos maiores motivos. Além disso, outras razões incluem falta de desafio, má gestão, falta de comunicação, treinamento, não se sentir valorizado, falta de reconhecimento, falta de acompanhamento, ausência de feedback e sem visão para o futuro.

Ou seja, se você está lidando atualmente com a rotatividade de pessoas na sua equipe, você precisa olhar para si, para os membros da equipe, sua liderança, sua gestão e suas habilidades de comunicação. Assim, este autoexame irá ajudá-lo a ver o seu papel em relação à rotatividade de colaboradores. Talvez suas expectativas de time não estejam claras ou você não esteja fazendo avaliações mensais de desempenho. Ademais, talvez os membros de sua equipe estejam se sentindo desvalorizados e sobrecarregados. A melhor maneira de saber porque alguém deixou sua clínica é realizar entrevistas de desligamento. Pois, essas reuniões, por mais difíceis que sejam, são uma oportunidade de obter informações para ajudá-lo a melhorar sua prática e reter funcionários.

A BCX peparou 4 passos para você reter e motivar colaboradores no consultório odontológico

Ofereça um salário competitivo

Com a escassez da força de trabalho odontológica, você precisa pagar ao seu time um salário por hora que seja competitivo para a área. Se você não tem certeza se os salários que está oferecendo estão adequados, você pode visitar um dos vários sites gratuitos com pesquisas salariais. Ademais, independente se esses números cabem no seu planejamento financeiro, você precisa encontrar uma maneira de oferecer um salário competitivo.

Uma ótima maneira de ajudar os membros da sua equipe a ver o valor dos seus benefícios é fornecer semestralmente um resumo da declaração de benefícios. Além disso, com o salário descreva o pacote de remuneração total, listando os benefícios que você oferece aos funcionários em período integral e meio período.

Essa lista de benefícios incluirá folga remunerada, feriados pagos, despesas com uniformes e custos de lavanderia, benefícios de convênio, impostos sobre a folha de pagamento, treinamentos, investimentos no setor do funcionário. Ao longo dos anos, muitas vezes eles se surpreendem com essas declarações, dizendo: “Eu não tinha ideia de tudo isso”.

Comunique-se com clareza

Como mencionamos, uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam seus empregos em clínicas odontológicas é devido a má liderança e a má comunicação. E, isso inclui expectativas pouco claras, nenhuma descrição de trabalho, confusão devido à falta de processos, falta de elogios, nenhum feedback sobre o desempenho e desarmonia na equipe.

Psicologicamente, as pessoas querem fazer parte de algo grande, parte de uma organização bem administrada e com uma missão claramente definida. Mas, um ambiente de trabalho que se concentra apenas em ganhar dinheiro não é suficiente quando se trata de reter talentos. 

Uma ótima maneira de comunicar o propósito maior da sua clínica é ter uma missão escrita e uma visão que você defende e vive. Além de fazer parte de uma prática orientada de propósitos, os membros da sua equipe também querem saber o que se espera deles. A melhor maneira de comunicar suas expectativas é com descrições de trabalho detalhadas por escrito. 

Ademais, outros planos de comunicação escrita que você pode usar para construir sua equipe incluem sistemas escritos para reuniões matinais eficazes, uma estrutura para reuniões de equipe produtivas e protocolos para resolver problemas e conflitos. Assim, ao decidir quais sistemas criar primeiro, comece com aqueles que ajudarão em seus objetivos e ajudarão você e sua equipe a trabalharem juntos de forma eficiente e produtiva. Estudos comprovam repetidamente que equipes mais felizes são mais produtivas.

Diga para sua equipe o que você espera deles

É imperativo que você diga aos membros da equipe o que você espera deles, pois nunca assuma que eles sabem. Por isso, especificamente verbalize suas necessidades e desejos. Assim, você ficará surpreso com a forma como essa etapa reduzirá as fofocas, minimizará suposições negativas e diminuirá o jogo de adivinhação.

Além disso, quando apropriado, elogie e reconheça cada membro da equipe individualmente, especialmente quando perceber que eles estão fazendo algo extraordinário. Por outro lado, quando um membro da equipe faz algo que o incomoda, é essencial abordá-lo e dar-lhe feedback imediatamente. Uma ótima maneira de fazer isso é compartilhar suas observações, os sentimentos negativos que elas causaram e o que você precisa delas. Conclua com uma frase simples e encorajadora: “Estou fazendo esses comentários porque sei que você pode alcançá-los”.

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Seja entusiasmado, agradável e positivo

Como líder, você precisa modelar as atitudes e o comportamento que deseja de sua equipe. Uma maneira poderosa de manter seus funcionários engajados e felizes é ser entusiasmado e positivo. Você é o primeiro a chegar na sua clínica? Você cumprimenta os funcionários com um alegre “Bom dia”? No final do dia, você agradece a eles por seu trabalho árduo e deseja a eles uma noite agradável? Essas graças sociais mostram à sua equipe que você os respeita e se preocupa com eles. Ter um espaço de trabalho positivo e estar entusiasmado cria energia positiva que aumenta o moral da equipe.

Acho que todos podemos concordar que a odontologia é exigente e estressante. Porque somos humanos, tenho certeza de que houve momentos em que você perdeu a calma e disse coisas à sua equipe que não deveria. A melhor coisa a fazer é pedir desculpas sinceras. 

Seja autêntico e valorize-os

Sua liderança é um componente chave para manter os membros da equipe. Infelizmente, a faculdade de odontologia não nos prepara adequadamente para sermos líderes. Ao liderar sua equipe, é importante que você seja autêntico em suas ações. Aja com ética, integridade e modele as qualidades que você espera deles É essencial que você seja sempre honesto e cumpra suas promessas.

Você também quer se comprometer com a excelência, não apenas com sua clínica odontológica, mas com sua gestão e comunicação. Ao se dedicar à excelência, você pode pedir à sua equipe que faça o mesmo. Certifique-se de cuidar deles financeiramente, especialmente antes de gastar dinheiro em novos equipamentos ou melhorias.

Talvez agora seja a hora de ser criativo com sua contratação. Embora possa não ser o ideal, o compartilhamento de trabalho pode ser uma maneira de ajudar as pessoas a equilibrar melhor suas agendas e permanecer empregadas. Você pode permitir que os membros cheguem cedo ao trabalho e saiam mais cedo. Fazer essas coisas pode abrir portas para novas contratações.

Busque a opinião da sua equipe

Busque a opinião de sua equipe quando se trata de algumas decisões na prática. Permita que eles usem seus talentos enquanto trabalham juntos para resolver problemas práticos, como compromissos não cumpridos, cumprimento de metas diárias, procedimentos clínicos ou gerenciamento de suprimentos odontológicos. Delegue responsabilidades sempre que possível. Permita que sua equipe cometa erros e aprenda com eles. Pergunte o que eles gostam em seus empregos e quais novas tarefas eles gostariam de realizar.

Promova um ambiente familiar

Finalmente, faça todo o possível para promover um ambiente familiar. Você pode surpreender a sua equipe algumas manhãs ou levá-los para almoçar. É importante que a clínica ou consultório seja um ambiente agradável e familiar não só para os pacientes, mas também para a equipe. Eles devem se sentir confortáveis o suficiente para, caso tenham algum incômodo, falar com o responsável.

Juntando tudo

Se você deseja reter os membros da equipe, examine como você os trata. Pense nas diferentes maneiras de mostrar à sua equipe o quanto você os aprecia. Com bons talentos difíceis de encontrar, faça todo o possível para ajudar os membros de sua equipe a terem sucesso e se sentirem valorizados. Crie uma prática que tenha uma atmosfera familiar e seja divertida. Por fim, dê a eles muitas razões para sentir que sua clínica ou consultório é o melhor lugar para eles trabalharem.

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Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria

Alex Siqueira

Alex Siqueira

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