A secretária é um elemento importante da sua clínica odontológica. Ela tem o papel de encantar o paciente, e conduzi-lo até a consulta. Caso a sua secretária seja proativa e tenha os treinamentos corretos, ela ajudará a sua clínica a captar mais pacientes e crescer cada vez mais! E, ela pode também auxiliar no funcionamento da clínica e equipe. Ou seja, pode atuar como uma verdadeira gerente do consultório.
Mesmo com uma secretária em suas clínicas, muitos dentistas lidam com questões administrativas. Por exemplo: compras de materiais, cobranças, controle financeiro, contas que devem ser pagas, etc. E, isso pode deixar muitos profissionais sobrecarregados, enquanto eles deveriam estar focados apenas em seus pacientes. Por isso, as responsabilidades gerenciais devem estar a cargo de sua secretária.
Muitas pessoas podem questionar: qual o verdadeiro papel da secretária? Bom, não existe um papel definido. A profissão secretária é constantemente afetada pelas mudanças do próprio mercado em que está inserida. Mas a importância principal é saber diferenciar a sua secretária de uma recepcionista, pois muitas pessoas confundem essas duas funções.
A recepcionista apenas atua como um atendimento. Ou seja, ela se relaciona com pacientes, gerindo a agenda do profissional mantendo a recepção organizada. Mas, essas também podem ser funções da secretária de uma clínica odontológica, caso não tenha uma recepcionista exclusiva. Porém, suas funções ultrapassam essas tarefas.
A secretária é responsável presta uma assessoria ao dentista. Ela media demandas entre paciente e dentista, organiza agenda do profissional, realiza o controle de recibos e pagamentos, dentre outras tarefas.
Ou seja, como podemos diferenciar a verdadeira secretária? Observando se ela realiza também tarefas administrativas.
E, é essa função administrativa que também irá tornar a sua secretária uma gerente de sucesso, pois ao realizar as atividades não-clínicas, a secretária melhorará o funcionamento da clínica!
Como já mencionamos, a secretária, apesar de abranger as tarefas da recepcionista, também é uma gestora administrativa. Ou seja, suas funções incluem atividades não-clínicas.
Confira alguns exemplos:
Para transformar a sua secretária em uma gerente de sucesso, é necessário oferecer muita orientação e treinamentos adequados. Ou seja, forneça à profissionais meios para que ela possa aprender o que deve ser feito! E, mantenha sempre uma comunicação muito clara em relação a o que você espera das suas funções e resultados.
Além disso, forneça à profissional todas as ferramentas necessárias para que ela possa realizar o seu trabalho de forma excepcional. Por exemplo, softwares de gestão, registros administrativos, estação de trabalho confortável, etc.
Ademais, existe outro fator essencial: feedbacks. Dê feedbacks a sua secretária, oferecendo críticas construtivas e elogios.
Em nosso BCXCAST 17, acompanhe nossa conversa sobre como tornar a sua secretária uma gerente de sucesso. Sabemos que a sua secretária é uma mina de ouro, e que uma secretária de excelência, além de ter organização para lidar com a agenda e demais questões do consultório, deve saber como encantar os pacientes desde o primeiro contato pelo telefone.
Por isso, nesse episódio, a Bia e o Alex dão alguns dicas preciosas!
Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias. Também, nos acompanhe no Youtube onde postamos conteúdos mais profundos focados em gestão e marketing.
Além disso, nos acompanhe também no Spotify. Temos episódios de podcast novo toda segunda-feira para você ouvir na academia, na ida para o trabalho ou mesmo arumando a casa.
Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satifação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio.
Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.
Artigo escrito pela equipe BCX Consultoria