Uma forma eficiente de saber o que você está errando no seu atendimento é perguntando aos seus pacientes, não é mesmo?
Por isso nós da BCX Consultoria vamos te explicar o que deve ter em uma pesquisa de satisfação, para que você consiga mensurar com clareza o seu atendimento.
A jornada do paciente é complexa dentro da clínica, são muitos momentos que devem ser analisados para você saber o nível de satisfação dele. Um dos primeiros contatos, o telefônico, é o principal pois é super importante que você pergunte ao seu cliente se a sua secretária passou todas as informações, se ele está totalmente informado sobre a clínica, se ela foi acolhedora. Trouxemos alguns exemplos de perguntas.
O que você achou do atendimento da nossa secretária?
Você ficou totalmente esclarecido sobre a nossa consulta?
Você sentiu que a secretária tinha total atenção em você e nas suas duvidas?
Assim, a partir dessas perguntas você terá um norte para metrificar essa fase tão importante da jornada do seu paciente. Dessa forma, poderá entender como ele se sentiu dentro da clínica, e se há algo que pode ser melhorado.
Logo depois você deve perguntar sobre as instalações da clínica, sobre a limpeza, sobre o visual, sobre o barulho, mapeando a impressão geral sobre a infra estrutura.
Como estava a limpeza da recepção?
De zero a dez como estava a limpeza do banheiro?
Na sua opinião o som da tv estava muito alto?
Você escutou muito ruído (barulho) na recepção?
Ademais, outro ponto super importante para você investigar nessa jornada do paciente é como está a sua didática ao ensinar algo para ele. Você deve saber o que é sentido durante a consulta, se ele sai do seu consultório com todas as dúvidas esclarecidas ou se ele sai com mais dúvidas de qual seria o melhor plano de tratamento. Então prepare perguntas como:
Você teve todas as dúvidas sobre o seu tratamento respondidas?
O que você achou da didática do Dr. XXX?
Você sentiu que o Dr. XXX tinha total atenção em você?
Você pode fazer as mesmas perguntas para a sua equipe de apoio (ASB, TSB e estagiárias).
É interessante que essa pesquisa seja anônima e que facilite ao máximo para que seus pacientes respondam. Faça uma pesquisa no google forms e envie o link pelo WhastApp.
Como métrica na BCX Consultoria usamos NPS ( Net Promoter Score ), sendo que 10 a 9 você tem pacientes promotores, aqueles que irão te indicar, 8 a 7 clientes neutros, 6 a 0 clientes detratores. Dessa forma sempre buscamos o 10. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa que nos proporciona muitas informações sobre os clientes e o que podemos mudar para ser uma clínica nota 10. Para mais dicas, siga a BCX Consultoria no Instagram onde postamos dicas diárias.
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Caso queira aplicar com mais detalhes e aperfeiçoar uma pesquisa de satisfação para a sua clínica fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio. Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.