O desafio da grande maioria dos dentistas é parar de atender convênio, já que o repasse financeiro é muito baixo. Além disso, desvaloriza o profissional, abaixando a margem de lucro do consultório. Então, surge a dúvida: como captar mais pacientes particulares para a clínica?
Neste texto, a BCX explica para você quais são as melhores estratégias para captar mais pacientes qualificados para o seu consultório!
As plataformas digitais são grandes aliadas quando se pensa em captar mais pacientes para a sua clínica, desde que sejam utilizadas de maneira assertiva. Por isto, confira abaixo como você pode utilizar algumas mídias digitais a favor do seu negócio para aumentar o seu número de atendimentos!
A resposta é: SIM! Essa dúvida é muito recorrente entre os dentistas e também levanta algumas questões: O que pode e o que não pode fazer? Visto isto, a BCX preparou um texto apenas falando sobre Publicidade na Odontologia, então se você quer saber mais basta clicar aqui.
O Instagram tornou-se uma ferramenta de comunicação fundamental para captar novos pacientes para o consultório, então, é muito importante explorar da melhor forma possível esta plataforma, com todos os recursos comerciais que ela dispõe e focar na construção de um perfil humanizado, encantador, diferenciado e que foque sempre sua comunicação para a persona do consultório.
Para ficar mais claro, nós separamos 5 dicas práticas de como você pode construir um perfil no Instagram utilizando as melhores estratégias e aumentar seu número de captações!
Quais são as maiores dúvidas dos seus pacientes? E se você esclarecesse todas elas antes mesmo de o paciente chegar até o seu consultório? As chances do paciente fechar o tratamento serão muito maiores pois ele já está com todas as suas dúvidas esclarecidas! Portanto, não se esqueça de utilizar fotos limpas e com o mínimo possível de texto nas imagens, tornando a publicação mais atrativa.
Interaja com a sua audiência: Seja atencioso (a), responda todos os comentários, esteja sempre ativo, procure desenvolver interações e iniciar conversas, afinal, aquele seguidor pode se tornar um paciente!
Tenha constância: Para se aproximar do seu público e tentar convertê-los em pacientes, é importante que você faça postagens com uma certa frequência pois irá aumentar seu número de interações, além de dar mais visibilidade a você.
Traga depoimentos de pacientes para o seu feed! Os feedbacks servem como provas sociais, ou seja, são pessoas reais que já passaram por aquela experiência e recomendam! Tudo isso irá aumentar a percepção de valor do paciente.
Antigamente, muitas clínicas utilizavam cartões e panfletos para divulgar seu negócio, mas, com o avanço da tecnologia essa prática não é muito comum atualmente, certo?
Os sites para clínicas e consultório, atualmente, funcionam como uma espécie de “cartão de visitas” do seu negócio, justamente por centralizar todas as informações que vão consolidar o posicionamento da sua marca. Ou seja, corresponde a um local onde qualquer pessoa que esteja interessada nos seus serviços pode encontrar todas as informações que ela precisa para se tornar seu paciente, sendo um facilitador para a prestação do seu serviço.
Para ter um bom desempenho, é importante que o site do consultório contenha informações que são fundamentais para a experiência do paciente no primeiro contato com a clínica:
Missão, visão e valores da clínica;
Quais são os diferenciais da diferenciais? Por que o paciente deveria escolhê-la?
Profissionais da clínica. (Adicionar uma foto do dentista + breve currículo/ especializações).
Feedbacks e depoimentos dos pacientes que já passaram pela clínica.
Justamente pelo fato de o Google ser a principal ferramenta de buscas no Brasil e no Mundo, aparecer no buscador já é, por si só, um grande benefício para a sua clínica.
Isso fará com que o seu negócio apareça para um grande número de pessoas que buscam por um assunto específico, ligado a Odontologia. Ou, possíveis pacientes que procuram por tratamentos, conferindo a plataforma um grande poder de segmentação de público. Assim, o perfil do seu consultório pode aparecer para pessoas já interessadas no assunto e que estão na região na qual os atendimentos são realizados (localização do consultório).
Portanto, para construir um perfil totalmente estratégico para atrair mais pacientes para o seu consultório, você vai precisar se atentar em alguns pontos:
Invista em boas fotos da clínica e dos profissionais! Mostre como será a experiência do paciente;
Solicite avaliações dos pacientes! À medida que as avaliações no Google vão aumentando positivamente, os algoritmos entendem que o seu negócio oferece um atendimento de qualidade e confiável ao paciente. Ademais, isso permite melhorar o ranqueamento da clínica e colocá-lo entre os primeiros resultados sempre que o usuário buscarem por procedimentos que você oferece.
Invista nas palavras chaves. Colocar suas especialidades no nome da clínica facilita muito ferramentas de SEO da plataforma, aumentando as chances de você aparecer para potenciais pacientes.
Adicione todos os procedimentos oferecidos na clínica na parte de produtos e serviços para que o futuro paciente saiba quais tratamentos ele pode encontrar na sua clínica. DICA BCX: na parte dos produtos, não esqueça de utilizar fotografias autorais! Evite ao máximo bancos de imagem e deixe sua comunicação cada vez mais personalizada.
Agora que você já entendeu como utilizar as mídias sociais a seu favor para alavancar seu posicionamento e prospectar pacientes de forma orgânica para o seu consultório, confira algumas ações estratégicas que a BCX separou para você aplicar no seu consultório e aumentar seu fluxo de pacientes.
Quando estamos satisfeitos com um serviço, costumamos indicar para pessoas que conhecemos, para que elas possam viver a mesma experiência, não é mesmo?
Então, porque não utilizar isso a favor do seu consultório?
Selecione os pacientes mais queridos, que são verdadeiros fãs do seu trabalho e realize uma ação. E, seja presenteando esse paciente com algo especial ou oferecendo a ele bonificações financeiras, experiências, em troca de indicações.
Treine sua equipe para entrar em contato esse possível paciente e garanta que ele já tenha uma experiência incrível desde o primeiro atendimento. (Linkar com texto sobre secretária).
A ideia aqui é selecionar um dia (preferencialmente finais de semana) para oferecer uma experiência ao paciente. Portanto, organize um coffee break na clínica juntamente com oportunidades de bonificações exclusivas de um determinado procedimento. O principal gatilho a ser utilizado aqui será a oportunidade de realizar o tratamento que o paciente sempre sonhou por valores que cabem no seu planejamento financeiro.
Desta forma, você poderá atrair, por meio da divulgação do evento pacientes que ainda não conhecem a clínica e também aumentar os fechamentos de tratamentos por pacientes que já são da clinica, mas agora terão uma melhor oportunidade de pagamento!
A BCX é uma empresa nova, criativa e com a vontade incansável de transformar dentistas em verdadeiros líderes do seu negócio e desenvolver profissionais diferenciados em meio a um mercado que não para de crescer.
Fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio. Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.