Você já parou para pensar em como a primeira impressão é importante para o seu consultório? Pois é! Se o parecer for negativo, ele pode até já decidir, com base no que viu, se vai procurar outro profissional. Definitivamente, não queremos que isso aconteça com você e por isso, nós da BCX, vamos te ajudar!
Iniciar a decoração de um consultório odontológico não é fácil e, quanto menor ele for, maior será o desafio. Por isso, vamos em partes e começamos do começo, pelas cores.
Se você já tiver uma identidade visual, é importante que você siga a sua paleta de cores dentro do seu escritório. Assim, com esse movimento, você faz com que a associação à sua marca seja mais forte e menos perceptível.
Normalmente consultórios ou clínicas de dentistas, no processo de escolha de cor, normalmente aparece ou o branco ou o azul. Então, embora seja uma forma de passar tranquilidade e demonstrar a limpeza do ambiente, principalmente o branco, é associado a ambientes hospitalares.
Além disso, ambientes hospitalares, com frequência são associados a situações ruins ou de mal estar. Por isso, é uma cor que pode ser explorada, mas não deve ser a cor dominante do ambiente.
Se você ainda não tem uma identidade visual, a BCX pode te ajudar! Leia nosso texto sobre identidade visual para dentistas e entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar.
Se você está aqui para conseguir algumas sugestões de cor, não vamos te deixar na mão.
Primeiramente, compreenda que não existe uma cor que seja melhor, existem composições que harmonizam melhor ou que expressam melhor a mensagem que você quer passar com o seu consultório.
Mensagem formal: Os tons nude são incríveis para compor consultórios modernos. Você pode explorar os tons de marrom, preto, cinza e até mesmo do branco para compor um ambiente acolhedor e profissional. Você pode também, brincar com algumas cores para dar mais personalidade, adicionando uma específica do seu gosto, como verde, um laranja terra ou um ciano claro.
Mas, isso não quer dizer que você não possa usar mais cores, tudo depende de quem é seu público alvo e de como você quer que o seu paciente se sinta. Por exemplo, se o seu público alvo é criança, você terá mais liberdade para brincar com as cores e passar uma mensagem de diversão, quebrando o medo ou receio à realização dos serviços no consultório. Atenção: Aqui é preciso ter muito cuidado para não sobrecarregar os estímulos que o ambiente oferece.
DICA BCX: Aqui o importante é adicionar a sua marca e se possível descaracterizar o seu espaço de consultório, fazer com que o seu paciente entenda que é um lugar profissional e que passa segurança, sem despertar os receios dos procedimentos odontológicos.
Caso não queira fazer mudanças permanentes, ou então, queira facilitar o processo de decoração do consultório, você pode usar sim o papel de parede. Ademais, você encontra diversos tipos de texturas, gravaturas e outras variedades desses papéis no mercado.
Além de proporcionar uma solução mais prática e mais barata, é uma forma de compor um ambiente mais plural, que provoque mais estímulos.
Os móveis são itens que também compõem a primeira impressão do seu paciente. Opte por cores que não evidenciem a sujeira e, tecidos ou superfícies fáceis de limpar. Pense sempre na praticidade de manter o ambiente limpo e organizado.
A recepção, será o lugar que o seu paciente aguardará o seu atendimento. Às vezes atrasos fogem do controle, então adquira poltronas ou cadeiras confortáveis, ofereça distrações, seja com quadros ou com revistas disponibilizadas em uma mesa central.
É importante também, entender que se o espaço é pequeno, não é uma opção compor a sua clínica com móveis grandes. É preciso, deixar um espaço disponível para que o paciente consiga andar e não se sinta sufocado.
A mobília será a responsável por fazer com que o seu paciente se sinta em casa, ou seja, se sinta confortável, seguro e protegido. Por isso, assegure-se de que é essa a mensagem que está sendo transmitida.
Atualmente, as luzes indiretas em consultórios estão em alta, sendo muito exploradas por dentistas no mundo todo. A iluminação indireta causa um sentimento de conforto, pertencimento e, desconstrói a ideia de consultório tradicional ou ambiente hospitalar.
Pensando dessa forma, você consegue que o seu paciente já desenvolva sentimentos positivos e os relacione ao seu consultório e ao seu atendimento.
DICA BCX: Perceba, o seu paciente já constrói a imagem do seu serviço antes mesmo de te conhecer. Decorar o seu consultório é permitir que você se expresse nesse momento em que ainda não teve contato com ele.
Vasos, quadros e outros artigos podem dar um toque especial e personalizado à decoração do seu consultório. Às vezes, menos é mais, muito estímulo pode gerar um desagrado da parte do seu paciente, então escolha sabiamente.
Certifique-se que cada item tem o seu papel, tem um objetivo de estar ali e compor a sua decoração. Você pode usar também, esses artigos para retratar algo que gosta ou que você se identifica, uma forma de se conectar com o seu paciente antes da consulta.
As plantas também são ótimas escolhas para a composição do ambiente, trazem uma leveza e movimento ao ambiente. Pense em alternativas de plantas resistentes, que precisam de pouca manutenção ou irrigação. Dessa forma, você garante que o cenário que você construiu é o cenário que o seu paciente encontrará.
As crianças, diferente dos adultos, precisam de mais distração. E porque não criar um ambiente mais descontraído para elas? Você pode separar um cantinho do seu consultório e dedicá-lo a isso.
Uma ideia é brincar mais com cores ou contar com um papel de parede mais divertido, oferecer jogos, brinquedos, livros e outros tipos de distração. Aproveite também esse momento para conseguir distrair essa criança com brincadeiras mais manuais que fujam das telinhas.
A chance de sucesso é alta, e além de conquistar a criança, que vai querer voltar para brincar, você também conquistará os pais.
Quando se trata de uma clínica ou consultório odontológico, é preciso entender que, principalmente em tempos de pandemia, manter um ambiente limpo e higiênico é primordial para uma boa primeira impressão. Se coloque sempre no lugar do seu cliente. Imagine 2 cenários.
Cenário 1:
Você chega ao consultório, é atendido por uma recepcionista sem máscara e não há nenhum processo de higienização dos sapatos. Você decide se sentar, e vê que há copos descartáveis deixados em cima da mesa, encontra uma mancha no chão e até as flores artificiais estão cheias de poeira.
Agora imagine o cenário 2:
Você chega à clínica, lá, medem sua temperatura, te oferecem álcool em gel, higienizador de sapatos e propé. Você é então atendido por uma recepcionista que usa máscara e face shield, o chão está impecavelmente limpo, as flores parecem reais, de tão bonitas, e você fica olhando, enquanto espera, os quadros expostos no consultório.
Em qual clínica você escolheria voltar? Apostamos que a segunda. Por isso, faça suas escolhas pautadas em praticidade e simplicidade, com estímulos e com a sua personalidade já destacadas no próprio ambiente. Lembre-se também que a falta de higiene é um desistimulante, e está diretamente ligado ao sentimento de cuidado, respeito e segurança. Por isso, deve ser prioridade!
A BCX é uma empresa nova, criativa e com a vontade incansável de transformar dentistas em verdadeiros líderes do seu negócio e desenvolver profissionais diferenciados em meio a um mercado que não para de crescer.
Fale com a gente e entenda como poderemos te ajudar! Saia da sua zona de conforto, entre em contato com a BCX e dê o primeiro passo para a revolução do seu negócio. Veja também o que nossos clientes falam sobre nós.